O município de Feira de Santana sediou, nesta terça-feira (3), a 10ª reunião mensal do Comitê de Governança do programa Bahia Pela Paz, sendo a primeira realizada no interior do estado. O objetivo principal destes encontros é apresentar as atualizações do projeto, ampliar sua atuação e descentralizar as decisões da iniciativa voltada à promoção da paz e redução da violência no estado. O momento de compartilhamento, que contou com a presença do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo; secretários estaduais e municipais; representantes da Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça da Bahia e do Ministério Público do Estado; além de outras autoridades, foi conduzido pelo governador Jerônimo Rodrigues.
Como em edições anteriores, durante a reunião do Comitê de Governança foram apresentados dados e indicadores relacionados à segurança pública e à implementação do programa. “Primeira reunião fora de Salvador, com entregas concretas. Feira de Santana, pelo seu tamanho, merece um plano municipal para a gente poder cuidar disso, no trânsito, nos bairros mais periféricos, na zona rural, nos distritos. Ficou marcada para a próxima semana uma reunião para a gente dialogar e unificar as ações do Bahia Pela Paz com as ações do município. Eu tenho certeza que esse plano vai nos oferecer conquistas importantes no campo da segurança pública em Feira de Santana”, destacou o governador na ocasião.
De acordo com o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, "a prefeitura de Feira de Santana reafirmou o compromisso com o Bahia Pela Paz, assumindo a vontade de integrar essa iniciativa junto conosco. O Governo do Estado colocou à disposição as equipes da saúde, da assistência social e da educação para que nós possamos acessar esses equipamentos municipais e nos articularmos aos profissionais para desenvolver as nossas ações”.
Ainda no encontro, ficou pactuado que, na próxima terça (10), a comitiva retorna à cidade para iniciar a elaboração de um plano de trabalho conjunto, para tratar de assuntos relativos à justiça criminal e à segurança pública. Também ficou acordada a priorização de investimentos em infraestrutura urbana para as regiões onde estão instalados os Coletivos Bahia Pela Paz.
Bahia Pela Paz
Como parte de uma nova política de segurança pública, o Bahia pela Paz promove a integração de ações sociais voltadas à prevenção e à redução da violência e prioriza as populações mais vulneráveis à violência e à pobreza, atuando em áreas como esporte, cultura, lazer, profissionalização, empreendedorismo e redução de riscos e danos.
O programa é coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e articulado intersetorialmente entre as Secretarias da Segurança Pública (SSP); de Promoção da Igualdade Racial e Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi); de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); de Políticas para as Mulheres (SPM); do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); da Saúde (Sesab); do Planejamento (Seplan); de Relações Institucionais (Serin); da Cultura (Secult-BA); de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap); da Casa Civil; além de órgãos do sistema de justiça; dos municípios e da sociedade civil organizada.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação