Representantes de organizações da sociedade civil, governos, parlamentares e da iniciativa privada reuniram-se nesta quarta-feira (28), no Centro de Convenções de Feira de Santana, para o 3º Seminário Estadual do Bahia Sem Fome com as Cozinhas Comunitárias e Solidárias – “Comida no Prato Alimentando Vidas”. O evento integra os esforços do Governo do Estado para fortalecer o sistema alimentar e nutricional, além de dar visibilidade ao impacto das ações do programa Comida no Prato, que já distribuiu mais de 1,5 milhão de refeições.
Durante o seminário, foi anunciado um novo edital do Comida no Prato, no valor de R$ 38 milhões, destinado à ampliação e estruturação de cozinhas comunitárias e solidárias em toda a Bahia. A iniciativa será executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do programa Bahia Sem Fome, representando mais um avanço no fortalecimento da segurança alimentar, com foco na valorização da agricultura familiar e no atendimento direto às pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Estamos entregando alimento para 50 mil pessoas por dia. São refeições de qualidade, preparadas por organizações sociais em 250 cozinhas implantadas em 222 municípios. A CAR está nesse processo como elo entre quem produz alimento saudável e quem o prepara para quem mais precisa. A ideia aqui é combater a fome com participação ativa da agricultura familiar”, destacou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.
Além do novo edital, foram anunciados 160 kits para cozinhas comunitárias, aditivos nos contratos do edital anterior (04/2023), aquisição de equipamentos para creches e cozinhas, além da formalização com organizações sociais comunitárias já selecionadas.
O evento, que segue até esta quinta-feira (29), também promove oficinas, painéis e intercâmbio de experiências entre representantes das cozinhas e gestores públicos, fortalecendo o diálogo e a capacitação para a execução dos termos de colaboração.
“Esse seminário é uma prioridade deste governo. Já chegamos a mais de 1 milhão de pessoas e seguimos firmes na justiça alimentar. Cesta básica é direito”, afirmou o coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira.
A ação tem transformado a realidade de milhares de famílias em todo o estado. É o caso de Ana Paula de Jesus Cordeiro, beneficiária do programa em Feira de Santana, vinculada à Cooperativa Rede de Produtoras da Bahia ( Cooprede ): “Sou mãe de quatro filhos, e essa ação chegou num momento muito importante. Estava desempregada, grávida e sem perspectiva. O programa veio trazer esperança e garantir pelo menos uma refeição por dia para minha família.”
Fonte: Ascom/CAR
Fotos: Karoline Meira / CAR
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação