A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai promover um seminário sobre subsídios e políticas públicas para a exploração de minerais considerados críticos e estratégicos. O debate sugerido pelo presidente do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), está marcado para o dia 1º de julho. O requerimento ( REQ 46/2025 - CAE ) foi aprovado nesta terça-feira (27).
— Minerais como lítio, nióbio e urânio são objeto de cobiça e disputas geopolíticas no mundo, em razão da sua utilização estratégica em setores de ponta, como baterias, instrumentos de precisão, tecnologias militares e transição energética. As reservas desses minerais são outra camada de pré-sal — disse Renan.
O senador Laércio Oliveira (PP-SE) elogiou a iniciativa.
— Analisando as riquezas minerais do país, enxergamos que tem muita coisa boa para acontecer. Infelizmente, não encontramos os mecanismos corretos para buscar esses recursos e transformá-los em riqueza para todas as regiões do país — disse.
O seminário "Políticas de Minerais Críticos e Estratégicos no Brasil" será composto de duas partes. Na primeira, os senadores vão debater o tema "Desenvolvimento Econômico e Transição energética". Devem ser convidados o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a ex-senadora Kátia Abreu (TO), além de representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e das empresas Sigma Lithium e Vale.
Na segunda parte, a CAE vai analisar o tema "Desafios Legislativos e Regulatórios". Devem ser convidados o advogado Walfrido Warde, especialista em litígios empresariais, e representantes do Ibram e da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Na reunião, a CAE aprovou um requerimento de convocação para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad ( REQ 47/2025 - CAE ). O senador Izalci Lucas (PL-DF) quer explicações sobre o "significativo aumento" do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), feito na semana passada através de um decreto do Poder Executivo. Na convocação a presença do ministro é obrigatória, mas Izalci adiantou que aceita alterar a forma para um convite.
A comissão também aprovou outro requerimento direcionado a Haddad ( REQ 45/2025 - CAE ), solicitando informações sobre o projeto de lei complementar que limita em 30% o comprometimento antual da receita dos municípios com o pagamaento de dívidas com a União ( PLP 224/2019 ). O senador Rogério Carvalho (PT-SE) pede uma avaliação sobre o impacto financeiro da proposta .
Senado Federal CSP vai debater reajuste automático do Fundo Constitucional do DF
Senado Federal CSP aprova projeto de estímulo ao videomonitoramento
Senado Federal Projeto que amplia prerrogativas de policiais na defesa de idosos vai à CCJ
Senado Federal Comissão aprova medidas para ampliar segurança de professores nas escolas
Senado Federal Vai à Câmara projeto de curso de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência
Senado Federal CPI das Bets aprova condução coercitiva do influenciador Jon Vlogs após ausência Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas