Segundo dados do E-commerce Trends, o consumidor brasileiro está cada vez mais digital. A pesquisa, realizada em parceria entre Opinion Box e Octadesk revelou que 88% dos brasileiros fizeram compras online ao menos uma vez por mês em 2024. Essa crescente demanda do e-commerce tem impulsionado a busca por soluções inovadoras na logística, especialmente na chamada first mile – a primeira etapa do envio de mercadorias. Neste cenário, os smart lockers (armários inteligentes) emergem como ferramentas que funcionam como pontos de entrega (drop-off points) que facilitam e agilizam o início do fluxo logístico.
Gabriel Peixoto, CEO da Meu Locker, explica que esses dispositivos permitem que vendedores, pequenos lojistas e até mesmo pessoas físicas depositem suas encomendas em locais acessíveis e totalmente automatizados, sem a necessidade de horários comerciais restritos ou a presença de atendentes. “Essa flexibilidade acelera o processo de coleta pelas transportadoras, que podem otimizar suas rotas e consolidar volumes de forma mais eficiente”, afirma.
Para o CEO, a utilização de armários inteligentes na first mile contribui significativamente para a redução de custos operacionais, tanto para quem envia quanto para quem coleta, ao minimizar o tempo de espera e os deslocamentos desnecessários. E, além disso, amplia a capilaridade da rede logística, especialmente em grandes centros urbanos, onde a pulverização de pontos de coleta se torna um diferencial competitivo.
"Os smart lockers são aliados importantes na descentralização da coleta, transformando a dinâmica da primeira milha. Eles oferecem conveniência para o remetente e eficiência para a transportadora, otimizando rotas e, consequentemente, tornando toda a cadeia de suprimentos mais ágil e econômica desde o seu ponto de partida", analisa Gabriel Peixoto.
“Com a consolidação dessa tecnologia, espera-se uma maior integração dos smart lockers aos sistemas de gestão das transportadoras, proporcionando ainda mais visibilidade e controle sobre o fluxo de pacotes, e solidificando seu papel como peça fundamental na modernização da logística”, conclui.
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas