Durante reunião virtual realizada nesta quarta-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues alinhou detalhes para uma parceria de desenvolvimento produtivo (PDP) com a empresa chinesa Hotgen Biotech, líder mundial no desenvolvimento e produção de testes diagnósticos rápidos. Foram debatidos pontos como trâmites técnicos e regulatórios na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), instalação e manutenção de equipamentos, além de treinamento e capacitação dos profissionais.
“É do interesse da Bahia e da Bahiafarma estruturarmos uma relação mais permanente para estimularmos uma parceria de pesquisa e desenvolvimento nessas áreas. Não é só Inteligência Artificial, não são só produtos fitoterápicos. Nós queremos estruturar uma parceria onde a gente possa desenvolver juntos, Bahiafarma e Hotgen, pesquisa e desenvolvimento”, indicou o governador.
O encontro contou com a participação de representantes da companhia chinesa, da secretária da Saúde, Roberta Santana, e da diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes. “Esse assunto é uma prioridade do Ministério da Saúde e do Governo do Estado e a Bahiafarma está aberta a essa parceria. Um grande avanço é a possibilidade de cooperação da Hotgen para a gente montar um centro de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos aqui na Bahia, que vai servir também para a utilização das universidades”, destacou a diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes.
O acordo prevê a produção de testes rápidos para a detecção de diversas doenças, como zika, dengue, covid-19, hepatites B e C, sífilis e malária, em território baiano, por meio da Bahiafarma; que é o laboratório público vinculado ao Governo do Estado. Além disso, está prevista a transferência de tecnologia por parte da Hotgen, o que permitirá à Bahiafarma não apenas fabricar os kits, mas também absorver o conhecimento técnico envolvido no processo. O valor previsto em investimento nos equipamentos supera os R$ 4 milhões, com capacidade para produzir até 200 mil testes por dia.
Com a formalização desta colaboração, a Bahia se tornará um distribuidor de testes para outras partes do Brasil. De acordo com a secretária da Saúde, Roberta Santana, essa é mais uma etapa dos encaminhamentos de aprovação, avaliação e registro dos testes junto à Anvisa.
“A gente tem uma grande expectativa da aprovação dessa PDP, mas a produção de testes é muito importante para atender toda a demanda do Brasil, junto ao Ministério da Saúde. Então temos muitas perspectivas de desenvolvimento, tecnologia e inovação no ramo de medicamentos, para diminuir a dependência do Brasil e da Bahia no processo de importação”, disse a secretária Roberta Santana.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA
Educação Férias na Escola 2026 cresce na Bahia e triplica número de unidades participantes, aponta SEC
Educação Sisu 2026: Bahia registra alta de 6,9% em aprovações e fica em 3º no ranking nacional
Rio Real CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Esporte MARATOUR Mangue Seco abre o calendário esportivo de 2026 com prova de natação em águas abertas
Agricultura Familiar Com participação histórica, Rede ATER LNAB aprova Plano Safra Territorial
Educação Inscrições do REDA na Educação da Bahia abrem nesta segunda (26) com quase 3 mil vagas em 417 municípios Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação