Nesta segunda-feira (12/5), Lauro de Freitas escreveu um importante capítulo em sua história. Com um cenário de mobilização coletiva, foi realizada a Assembleia Ordinária de Fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município, marcando o início de uma jornada dedicada à inclusão e ao bem-estar de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O evento, realizado na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), reuniu autoridades, famílias, associações e pessoas engajadas neste movimento em um momento de celebração e planejamento de um futuro mais acessível.
A subsecretária da SEMDESC, Lara Félix, participou da atividade. "Essa é uma luta de anos aqui em Lauro de Freitas. Agora, a gestão municipal abraça essa causa com a importância que ela merece. Estamos felizes em fazer parte dessa história que renderá frutos para as famílias atípicas do município", declarou a subsecretária Lara Félix, no evento.
Essa cerimônia não só oficializou a criação da instituição, mas também homologou seu estatuto, elegeu e empossou a primeira diretoria executiva, além dos conselhos administrativo e fiscal. À frente da presidência, Fernando Luiz Failla não escondeu a emoção ao destacar a importância da iniciativa. “Esta é uma luta pela dignidade de crianças e jovens que precisam de apoio. A APAE não só vai acolher, mas também fortalecer políticas públicas eficientes. É só o começo, mas queremos que Lauro de Freitas seja referência em inclusão”, afirmou, ressaltando o desafio de guiar famílias que muitas vezes se sentem perdidas ao buscar direitos básicos para seus filhos.
A vice-presidente da Federação das Apaes da Bahia (FEAPAES-BA), Mary Portugal, reforçou a urgência da iniciativa. “A proximidade com Salvador não resolve. O deslocamento diário é desgastante para pessoas atípicas e compromete a eficácia dos tratamentos. Ver o poder público e a comunidade unidos nessa causa é inspirador”, disse, citando ainda o aumento nos diagnósticos de autismo, hoje estimados em 1 para cada 31 pessoas, e a expertise de 70 anos da APAE no cuidado especializado.
A ação é um a prioridade da gestão de dar voz às pessoas com deficiência. Flávio Anastásio, superintendente de assistência da SEMDESC, lembrou que a criação da APAE estava entre as metas dos primeiros 100 dias de governo. “Era inaceitável que nossas famílias precisassem migrar para outras cidades em busca de atendimento. Agora, vamos trabalhar para oferecer suporte digno a pessoas dentro do nosso município”, declarou.
A emoção também tomou conta do autodefensor Marcos Ribeiro, idealizador do Projeto Calufa (Capacitismo e Lugar De Fala), apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Deficiente visual e voz ativa na luta por acessibilidade, ele celebrou a conquista. “Sonhamos com um espaço que acolha, inclua e empodere. A APAE é um passo gigante para que pessoas com deficiência tenham seus direitos respeitados na escola, no trabalho e na sociedade”.
A gestão, as famílias e associações do município estão no comando da mudança. Márcia Rocha, representante da Federação Nacional das Apaes e integrante da nova diretoria em Lauro de Freitas, destacou o caráter familiar do movimento. “Somos pais, amigos e aliados unidos por uma necessidade que vivemos na pele. A sociedade deve enxergar e abraçar as singularidades”, defendeu.
O evento ainda contou com a presença de vereadores como Juraci Santos Souza (Bala), líder da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD), entre outras representações. A assembleia simbolizou mais que a fundação de uma instituição, foi o nascimento de uma rede de apoio. Hoje, a Bahia tem 82 APAES distribuídas em 417 cidades. A Prefeitura de Lauro de Freitas, enfim, entra nessa luta pela inclusão e promete fazer história.

Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação