O Projeto de Lei 375/25, em análise na Câmara dos Deputados, limita em 144 horas a carga de trabalho mensal de policiais civis e penais. O texto prevê ainda remuneração extra para a hora adicional, com pagamento em dobro aos domingos e feriados.
Hoje, essa carga horária mensal varia conforme a legislação estadual e as escalas de trabalho adotadas em cada estado, podendo chegar a 180 horas mensais.
O deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE), autor da proposta, afirma que a limitação da carga horária reflete a preocupação com a saúde física e mental dos policiais, que frequentemente enfrentam condições de trabalho desgastantes.
“Ao reduzir a sobrecarga, o projeto pode contribuir para a melhora do bem-estar dos policiais e, consequentemente, para a eficiência no desempenho de suas funções”, disse Medeiros.
Próximos passos
O PL 375/25 será analisado em caráter conclusivo em quatro comissões: Administração e Serviço Público, Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão debate combate à discriminação no esporte e políticas de inclusão
Câmara Comissão de Fiscalização recebe presidente do TCU nesta quarta-feira
Câmara Comissão debate a elaboração do Marco Legal da Criação de Pássaros no Brasil
Câmara Comissão ouve ministro Mauro Vieira sobre asilo a ex-primeira-dama peruana
Câmara Anac retomará debate público para revisar regras sobre uso de drones
Câmara Motta: defender a justiça tributária é também defender responsabilidade no gasto público Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsas