Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (6), o senador Sérgio Moro (União-PR) cobrou a instalação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar fraudes que resultaram em descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. Ele afirmou que o escândalo ganhou proporções inéditas, com prejuízos estimados em mais de R$ 1 bilhão em 2023 e aumento significativo em 2024, segundo dados da Controladoria-Geral da União (CGU).
De acordo com o senador, há indícios de suborno a altos funcionários do INSS e de omissão por parte das autoridades responsáveis, mesmo após alertas da CGU. Moro também criticou a atuação do governo federal no episódio e o fato de uma das entidades envolvidas no esquema ter como dirigente o irmão do presidente da República. Para ele, a situação exige resposta institucional urgente por parte do Congresso.
— Quando imaginávamos que o estado da arte da corrupção já havia acontecido nos governos anteriores do PT, agora somos surpreendidos por um escândalo de ainda maior magnitude; mais tragicamente ainda, atingindo aqueles mais vulneráveis, os mais frágeis. Não é dinheiro desviado do Banco do Brasil ou da Câmara dos Deputados, como foi na época do dito mensalão, nem é dinheiro roubado da Petrobras — não que isso deva ser minimizado —, mas agora são aposentados e pensionistas do INSS que tiveram, depois de anos de contribuição, os seus benefícios saqueados em uma fraude que, pelos indícios até o momento já divulgados, contou com o apoio da cúpula do INSS — alertou.
Moro informou ainda que a Comissão de Transparência e Fiscalização do Senado (CTFC) aprovou nesta terça requerimento para ouvir o novo ministro da Previdência Social,Wolney Queiroz, que substituiu Carlos Lupi. Segundo ele, a audiência pretende esclarecer as providências adotadas, a possibilidade de ressarcimento às vítimas e os motivos da demora nas medidas de contenção das fraudes.
Senado Federal CSP vai debater reajuste automático do Fundo Constitucional do DF
Senado Federal CSP aprova projeto de estímulo ao videomonitoramento
Senado Federal Projeto que amplia prerrogativas de policiais na defesa de idosos vai à CCJ
Senado Federal Comissão aprova medidas para ampliar segurança de professores nas escolas
Senado Federal Vai à Câmara projeto de curso de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência
Senado Federal CPI das Bets aprova condução coercitiva do influenciador Jon Vlogs após ausência Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação