O Ministério Público do Estado da Bahia promoveu na última quarta-feira (30) uma reunião interinstitucional para discutir estratégias de atuação e alinhar ações no enfrentamento à violência de gênero no município de Simões Filho. O encontro, que foi realizado na sede da Promotoria de Justiça Regional de Simões Filho, também discutiu o fortalecimento das ações de prevenção, capacitação e formação das equipes envolvidas, além da importância de ampliar o acesso das mulheres aos serviços especializados, com foco na escuta qualificada e na responsabilização dos agressores.
O encontro foi uma iniciativa da Promotoria de Justiça local, junto com o Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim) e Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública (Ceosp) do MPBA. A promotora de Justiça Mariana Pacheco, que conduziu a reunião, enfatizou a importância do diálogo intersetorial e do compromisso contínuo das instituições para garantir uma proteção integral às mulheres: “Precisamos manter a articulação firme entre todos os setores envolvidos para que o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica seja cada vez mais humanizado e eficaz”, ressaltou. Também estiveram presentes os promotores de Justiça Marcelo Miranda e Simone Ferreira Lins Rocha. Durante a reunião foram destacados avanços significativos nas ações articuladas pelo MPBA e Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), incluindo o acompanhamento psicossocial, pedagógico e jurídico de mulheres em situação de vulnerabilidade, além do encaminhamento da solicitação de medidas protetivas de urgência.
De janeiro a abril de 2025, tramitaram 128 medidas protetivas de urgência na 2ª Vara Criminal da comarca de Simões Filho. Dados do último Anuário de Segurança Pública da Bahia apontou uma redução de 25% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Simões Filho, além de uma queda de 25% do número de feminicídios na Região Metropolitana de Salvador (RMS) em 2024. A promotora de Justiça Mariana Pacheco afirmou que o encontro reforça a importância da atuação conjunta “que vem repercutindo resultados positivos em Simões Filho graças à atuação integrada entre o MP, a Prefeitura Municipal e Polícias Civil e Militar’.
Estiveram presentes representantes de diversas instituições, incluindo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres (SPPM), Andréa Pereira; Islene Silva, coordenadora geral da Cram em Simões Filho; Kátia Moreira e Isabela Magalhães da SPPM; o comandante da 22ª CIPM da PM com sede em Simões Filho, o Major Hildegard Moura; e o delegado da Polícia Civil, Jader Gustavo de Oliveira.
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação