O conceito de cashback tem passado por uma transformação no Brasil. De um simples retorno financeiro, tornou-se uma estratégia de fidelização e engajamento. Segundo o portal Novo Varejo, o modelo vem sendo amplamente adotado por empresas para reter clientes e gerar valor competitivo.
Com isso, empresas de diversos segmentos têm investido em abordagens mais inovadoras, combinando o cashback com programas de recompensas, gamificação e marketplaces de benefícios. O Banco Inter, por exemplo, oferece um marketplace integrado ao seu aplicativo com cashback em diversas categorias de produtos e serviços, funcionando como uma plataforma de engajamento e fidelização dos seus clientes.
Essa nova fase do modelo, chamada de Cashback 2.0, está centrada na personalização da jornada do consumidor, e na criação de vínculos mais duradouros entre marcas e clientes.
O movimento resultou na criação de soluções tecnológicas, entre elas a GETMORE, startup fundada em 2015 por Edgar Scherer - atual CEO da LiHai, que pivotou seu modelo de negócios para atender a essa nova demanda e se estabeleceu no mercado financeiro e varejista.
Em 2017, antes mesmo do banco Inter, a GETMORE recebeu um investimento relevante ao participar do programa Shark Tank Brasil. Esse aporte possibilitou a pivotagem do modelo de negócio, resultando na transição para o segmento bancário por meio de um marketplace de cashback no modelo B2B2C — lançando no mesmo ano a solução para o Banco Next. O sucesso dessa nova abordagem despertou tanto interesse que, a própria empresa Méliuz — concorrente de mercado — propôs a aquisição da GETMORE.
Ampliação de marca e novos projetos
Também foi reconhecida com prêmios como o Santander X Global Award e participou de programas de aceleração, entre eles Cubo Itaú, Liga Ventures e Visa, que possibilitaram conexões com mentores e oportunidades junto a grandes players do mercado. Com contratos estabelecidos junto a bancos, a empresa expandiu sua rede de contatos, atraindo marcas interessadas não apenas no cashback, mas no desenvolvimento de programas personalizados que integrassem fidelização e uma jornada gamificada.
Após a marca Next — banco digital do Bradesco — adotar a solução, instituições como o próprio Bradesco, Credicard e Itaú também integraram o marketplace, consolidando a presença da GETMORE no setor.
Com a expansão, a empresa ampliou sua estrutura e fortaleceu a equipe de desenvolvimento, permitindo o aprimoramento das soluções tecnológicas e a ampliação do alcance no mercado.
A adoção do cashback como estratégia de fidelização, chamou a atenção de empresas de diversos segmentos. A GETMORE participou do desenvolvimento de soluções personalizadas para marcas como Unilever, Riachuelo, Carrefour e BRF, combinando cashback, gamificação e personalização para fortalecer a relação com os consumidores.
No caso da Unilever, a iniciativa Lever Up foi estruturada para impulsionar um e-commerce B2B voltado para pequenos comerciantes. A estratégia adotada permitiu que a participação desse canal no faturamento da empresa aumentasse significativamente. Já na parceria com a Riachuelo, a GETMORE desenvolveu uma solução omnichannel integrada, viabilizando a utilização do cashback acumulado em diversos canais de venda.
Aquisição e novo posicionamento
Com a consolidação no setor bancário, a startup passou a integrar o ecossistema do Will Bank, que adquiriu a empresa como parte de sua estratégia de expansão. Essa movimentação permitiu a incorporação do marketplace de cashback ao banco digital, ampliando sua capacidade de engajamento e retenção de clientes.
“Tínhamos no roadmap o objetivo de fazer um marketplace porque queremos estar em todos os lugares que o nosso cliente precise de nós e, hoje, 40% das nossas transações são feitas on-line”, afirma Felipe Félix, fundador do Will Bank. Esse posicionamento reforçava a necessidade de uma solução robusta e escalável, capaz de integrar fidelização, cashback e marketplace de forma estratégica.
Após esse período de transição, a necessidade de inovação no mercado de fidelização levou ao surgimento da LiHai, uma plataforma que propõe novas soluções para a gestão e personalização de programas de engajamento. A concepção foi tomada por Edgar Scherer, um dos fundadores da GETMORE, em colaboração aos stakeholders que já atuavam na antiga empresa.
O surgimento da LiHai e a evolução da fidelização
Com um modelo flexível e baseado em dados, a LiHai foi desenvolvida para oferecer recursos que permitem a criação de campanhas segmentadas em tempo real, testes de regras de negócio e otimização de desempenho. A plataforma também apresenta integração com sistemas como SAP e Shopify, proporcionando resgates personalizados e soluções escaláveis.
Com a evolução das estratégias de engajamento e retenção, a personalização e a integração multicanal se tornam elementos importantes no setor. A LiHai foi desenvolvida com o objetivo de atender essa demanda, disponibilizando funcionalidades voltadas à personalização de programas de engajamento, e à integração com diferentes canais de relacionamento.
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas