O Ministério Público da Bahia (MPBA) realizou nesta quinta-feira (27) a segunda fase da operação "Premium Mandatum", que resultou na prisão temporária de quatro suspeitos ligados a uma das maiores facções criminosas do Brasil. A operação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).
Durante a ação, a Justiça determinou, a pedido do MPBA, a indisponibilidade de aproximadamente R$ 44 milhões em bens dos investigados. Os suspeitos são acusados de participação em crimes relacionados ao tráfico de drogas, homicídios, lavagem de dinheiro, entre outras atividades ilícitas.
A operação contou com apoio da 17ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), de Juazeiro; do Comando de Policiamento da Região Norte, por meio da Rondesp, e do Comando de Policiamento de Missões Especiais, por meio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga; do Gaeco do Ministério Público de Santa Catarina e do 6º Batalhão da Policia Militar de Santa Catarina .
Na Bahia, os mandados foram cumpridos nos municípios de Senhor do Bonfim, Sobradinho, Juazeiro e Casa Nova. Em Santa Catarina, no município de Bom Retiro.
Asfixia financeira
Na fase deflagrada hoje, o objetivo foi debilitar a saúde financeira do grupo criminoso. As investigações detectaram grandes movimentações bancárias por meio de operações financeiras atípicas, além de contatos entre pessoas suspeitas de integrar a organização criminosa. As apurações trouxeram indícios de lavagem de capitais e financiamento para o tráfico.
Os dados foram obtidos a partir de celulares apreendidos no Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ), notadamente a partir de indivíduos residentes em Senhor do Bonfim e Juazeiro. O material analisado foi apreendido na primeira fase da operação iniciada em maio de 2023, realizada em conjunto com a Polícia Civil e outras forças policiais, sendo que 47 pessoas já denunciadas.
Educação Férias na Escola 2026 cresce na Bahia e triplica número de unidades participantes, aponta SEC
Educação Sisu 2026: Bahia registra alta de 6,9% em aprovações e fica em 3º no ranking nacional
Rio Real CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Esporte MARATOUR Mangue Seco abre o calendário esportivo de 2026 com prova de natação em águas abertas
Agricultura Familiar Com participação histórica, Rede ATER LNAB aprova Plano Safra Territorial
Educação Inscrições do REDA na Educação da Bahia abrem nesta segunda (26) com quase 3 mil vagas em 417 municípios Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação