A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Mobilidade e Ordem Pública (Semorp), realizou nesta quinta-feira (27) um treinamento especializado voltado para a segurança e proteção dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo da ação foi capacitar os profissionais para situações de risco presentes no cotidiano urbano, com ênfase em técnicas de sobrevivência policial e autoproteção.
O curso foi ministrado pelo capitão da Polícia Militar e instrutor de armamento e tiro, Thiago Venas. Além dos agentes municipais, participaram do treinamento alunos do curso de formação do 4º Batalhão da Polícia Militar e membros da Guarda Civil de Pojuca, convidados especialmente para a ocasião.
Durante o curso, os agentes aprenderam a utilizar estratégias e habilidades essenciais para garantir sua segurança durante o patrulhamento urbano, além de desenvolver um melhor controle emocional e tático em cenários de alta tensão. Venas, com considerável experiência na PM, compartilhou ensinamentos técnicas de defesa pessoal e a importância da tomada de decisão rápida e assertiva em momentos críticos.
O secretário Hilton Ribeiro, titular da Semorp, apontou a importância dessa formação contínua para os profissionais da GCM. “Pensar em segurança e ordem públicas é trabalhar para dar segurança à sociedade, e mantê-la pacífica. Nossa missão, como gestores, é a busca constante por aprimoramento de nossos servidores e por integração com os demais órgãos de segurança pública, para trabalharmos unidos, combatendo o que coloca em risco a vida das pessoas e o que anda à margem da legislação”, afirma.
O curso recebeu elogios dos participantes, que destacaram a relevância das instruções recebidas e a importância do aprimoramento contínuo no exercício da função. “Esse momento de qualificação dos agentes é fundamental para nosso aprimoramento. Além disso, é uma forma de reconhecimento da evolução e do crescimento da GCM de Alagoinhas, por parte da gestão municipal”, avalia a coordenadora da patrulha Maria da Penha, a guarda Priscilla Ribeiro.
“Para nossa categoria é um evento de suma importância, especialmente por termos como instrutor um profissional reconhecido nacionalmente nessa área. O tema do curso é totalmente pertinente ao nosso cotidiano de agentes de segurança pública”, declara o guarda Rosival Costa, que atua como coordenador de projetos da GCM.
Devido a um compromisso de agenda em São Paulo, o prefeito Gustavo Carmo foi representado no evento pelo secretário de Governo Anderson Baqueiro, que ratificou a importância de os profissionais de segurança estarem aptos a prever ocasionais situações de risco, para terem oportunidade de autodefesa e proteção do próximo. “A cada dia podemos aprender um pouco mais. Não existe ninguém que esteja 100% qualificado, que esteja cheio de conhecimento. Cursos como esse permitem que o profissional avance, com a troca de informações e aquisição de novos conhecimentos”, declara Baqueiro.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas