O crescimento acelerado do e-commerce no Brasil tem gerado desafios significativos para a logística de entregas em condomínios residenciais e espaços compartilhados, como coworkings. Em 2024, o setor faturou mais de R$ 200 bilhões e deve crescer acima de 15% este ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Com um ticket médio de quase R$ 540,00 e a incorporação de três milhões de novos consumidores, a necessidade de infraestrutura eficiente para o recebimento de encomendas nunca foi tão urgente.
A sobrecarga dos porteiros, o aumento do risco de extravio de encomendas e a ausência de um sistema eficiente para o armazenamento de pacotes são problemas cada vez mais comuns, demandando soluções eficazes.
Diante desse cenário, cresce a busca por soluções que tornem o recebimento e armazenamento de encomendas mais ágil e seguro. É nesse contexto que os lockers inteligentes ganham destaque, automatizando o processo de entrega e proporcionando maior segurança, organização e comodidade para moradores, funcionários e gestores. Além disso, como uma solução prática para o armazenamento de encomendas, permitem que as entregas sejam depositadas em compartimentos individuais e acessadas pelo destinatário a qualquer momento, por meio de uma senha ou QR Code enviado diretamente ao seu dispositivo móvel.
“Essa automatização do processo de entrega proporciona diversos benefícios, tanto para os moradores e usuários de coworkings quanto para os gestores e funcionários desses espaços”, explica Gabriel Peixoto, diretor da Meu Locker.
Em condomínios residenciais, esses lockers reduzem a sobrecarga da portaria, liberando os porteiros para se concentrarem em outras tarefas essenciais, como o controle de acesso e a segurança do local. Além disso, minimizam o risco de extravio ou furto de encomendas, garantindo a tranquilidade dos moradores. “A comodidade de poder retirar as encomendas a qualquer hora do dia ou da noite, sem depender da disponibilidade da portaria, é outro diferencial importante”, enfatiza Gabriel.
Já nos espaços de coworking, o CEO da Meu Locker esclarece que os armários inteligentes oferecem uma solução para a gestão de entregas de documentos, equipamentos e outros materiais utilizados pelos profissionais que compartilham o ambiente. “A segurança e a organização proporcionadas pelos lockers contribuem para um ambiente de trabalho mais produtivo e colaborativo”, conclui.
Com a crescente demanda por soluções logísticas eficientes, os lockers inteligentes se consolidam como uma alternativa para acompanhar a evolução do e-commerce, promovendo praticidade, segurança e modernização para as cidades.
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas