Quando se fala em inovações no mercado de transportes, muitos consideram caminhões autônomos, implementos fabricados com processos tecnológicos avançados e aplicativos voltados ao auxílio da condução e eficiência das rotas. No entanto, essas inovações dependem da conexão entre clientes e empresas. Para atender a essa necessidade, a startup Implementados desenvolveu uma Inteligência Artificial com o objetivo de mapear as oportunidades do setor e facilitar essa conexão.
A startup, atenta às demandas do mercado e às dificuldades que implementadoras e concessionárias menores enfrentam na aquisição de clientes, além das dificuldades de pequenos clientes para obter boas negociações, desenvolveu uma solução que combina tecnologia com um processo cultural interno. Isso permitiu a criação de uma ferramenta capaz de mapear oportunidades, compreender as necessidades do setor e negociar o processo de compra, oferecendo condições favoráveis para ambas as partes.
“O setor de transportes enfrenta desafios específicos, especialmente no contexto atual do país, que pressiona as margens dos transportadores e autônomos. Por isso, observamos uma boa aceitação do mercado em nosso primeiro ano, gerando para nossos parceiros mais de R$ 11 milhões em vendas, em função da necessidade dos clientes de encontrar as melhores oportunidades e confiar na assessoria. Nosso principal trabalho é dar visibilidade às empresas e ajudar o consumidor a negociar suas necessidades. Nosso sistema indica as melhores oportunidades de compra para caminhões, implementos, peças ou serviços relacionados à operação de transporte, enquanto nossos assessores de investimentos rodoviários ajudam os clientes a escolher a empresa mais adequada para suas necessidades”, explica João Guilherme Beraldini, CEO da Implementados.
Uma pesquisa recente da Fretebras mostrou que o aumento dos custos operacionais das transportadoras tem impactado suas margens de lucro, dificultando a previsão de investimentos e o crescimento das empresas. Esse cenário é agravado pela alta constante no preço do diesel, pela escassez de mão de obra qualificada e pela qualidade das estradas, problemas enfrentados diariamente pelos motoristas.
Para Beraldini, a principal vantagem da ferramenta está nas informações detalhadas que ela oferece aos clientes. “Quando uma empresa nos procura e apresenta suas demandas, é possível elaborar uma estratégia personalizada, considerando sua urgência, o tamanho do problema e sua capacidade de investimento. Dessa forma, podemos mapear, vender e acompanhar a efetividade do investimento. Nosso objetivo é fazer com que a compra de um bem tão importante para transportadoras ou autônomos seja vista como um investimento financeiro, que precisa gerar retorno desde a aquisição até a operação”, afirma.
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas