Em meio à correria do Carnaval de Salvador, um espaço foi criado especialmente para acolher, cuidar e oferecer um momento de pausa para mulheres que trabalham intensamente durante a festa. Iniciativa do Governo do Estado, o projeto ‘Cuidar de Quem Cuida’, voltado para catadoras de materiais recicláveis e vendedoras ambulantes, oferece, durante a folia, atendimento psicológico, oficinas de yoga, massoterapia, penteados, rodas de conversa, exercícios de respiração, acupuntura auricular, ventosaterapia e meditação.
Organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM), em parceria com as Voluntárias Sociais, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), o projeto ajuda a aliviar o cansaço da rotina intensa. O espaço garantiu ações de acolhimento e segurança alimentar, com a entrega de kits de higienização pessoal, além de oferecer local para banho e alimentação.

De acordo com a superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, Luciana Mota, os serviços registraram uma média de 200 atendimentos por dia e ficaram à disposição em dois locais: no Palácio da Aclamação, no circuito do Campo Grande, e na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em Ondina.
“O Cuidar de Quem Cuida é uma ação que valoriza a autoestima das mulheres e oferece alimentação e cuidados diversos, realizados por uma equipe multidisciplinar. É um projeto de grande dimensão, em que as pessoas atendidas podem descansar, se alimentar, receber uma massagem e conversar com nossa equipe de psicólogas”, avaliou a superintendente.

A ação também representou um gesto de carinho e reconhecimento pelo trabalho dessas mulheres. A vendedora ambulante e catadora de materiais recicláveis Maria de Sena Silva se emocionou ao falar sobre o acolhimento recebido e como isso a ajudou a recuperar as forças, para seguir trabalhando nos circuitos.
“Cheguei aqui com as pernas inchadas, dor de cabeça e o corpo pesado. Foi quando conheci o projeto. Depois da massagem, senti um relaxamento maravilhoso. Hoje acordei cedo, vim tomar banho, tomei café, recebi uma massagem na lombar, peguei meu kit e agora vou trabalhar tranquila”, contou Maria de Sena.

A ambulante Maria das Graças também destacou a importância do espaço e disse já sentir falta dos cuidados e do afeto recebidos. “Aqui fui acolhida do banho ao descanso. A gente tem um espaço para se deitar por alguns minutos e relaxar, com ar-condicionado. Cheguei para trabalhar com muitas dores, porque pegamos muito peso. Passei por massoterapia, fizeram um penteado em mim, almocei e, em um dia que eu não estava bem, fui atendida por uma psicóloga”, relatou.
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação