Espaço destinado à escuta, acolhimento e encaminhamento de mulheres vítimas de violência ou que necessitem de alguma proteção ou apoio imediato. Esse é o objetivo da Tenda “Oxe, me respeite!, disponibilizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas para a Mulher (SPM), nos circuitos da folia.
As duas unidades, uma instalada em Ondina, na Avenida Milton Santos, e outra no Pelourinho, no estacionamento da Câmara Municipal, funcionam com o apoio de outros órgãos envolvidos na rede de proteção à mulher, como a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Proteção à Mulher, e a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada de Apoio à Mulher (DEAM).

De acordo com a superintendente de prevenção e enfrentamento à violência contra às mulheres da SPM, Camila Batista, um grande diferencial deste ano é a mudança conceitual do serviço oferecido, que passou acolher mulheres em situação de vulnerabilidade temporária, atuando de forma preventiva contra possíveis casos de violência.
Sobre as iniciativas preventivas, Camila também cita o trabalho de conscientização nos circuitos, com a entrega de tatuagens com a frase “Oxe, me respeite”, que reforça a ideia da campanha contra a importunação sexual no Carnaval, e dos laços “Oxe, eu respeito as mulheres”, distribuídas em blocos com predominância masculina.

“A gente tem uma equipe de sensibilização, que faz a entrega do nosso material, tanto a tatuagem, de forma qualificada, mas também do funil descartável e urinário”, disse. A entrega do funil urinário, assim como a distribuição de preservativos, é realizada nas tendas.
Abordada pela equipe da SPM no circuito Dodô, neste domingo (2), a atendente de telemarketing Vanessa Sampaio diz que, embora nunca tenha sido vítima de importunação sexual, tem amigas que já sofreram com o crime. “Acho que mulher merece respeito, independente da sua fantasia, independente do que estiver usando, tamanho de roupa, de short, o que for. Mulher merece respeito”, defendeu.

O comportamento agressivo e insistente na paquera também é alvo de críticas de alguns homens, como é o caso do lojista Jonathan Ferreira. “É um comportamento feio, né? Um comportamento agressivo que não pode ter. Nós homens, quando chegamos na mulher, deve ser com simpatia, com alegria, mostrando que a gente pode conquistar ela, não pela agressão, mas sim pelo jeito mais fácil, com simpatia, com alegria. Na “manha”. Não precisa de agonia”, orientou.
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação