No último fim de semana, o estado de São Paulo registrou quase 900 furtos de celulares durante o pré-Carnaval, segundo levantamento da Secretaria da Segurança Pública. Outrora prática individual ou de pequenos grupos, crimes dessa natureza agora são coordenados por quadrilhas organizadas, que se apoderam dos dispositivos móveis para a realização de golpes e outros delitos no ambiente virtual.
De acordo com o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, entre 2022 e 2023 os estelionatos virtuais e o furto de celulares cresceram, respectivamente, 13,6% e 0,7%, enquanto que o roubo a bancos e outras instituições financeiras registrou queda de quase 30% no mesmo período.
"O crime financeiro virtual é mais fácil de ser terceirizado e, do ponto de vista logístico, muito mais econômico e simples do que a realização de um assalto a banco, além de envolver menos riscos para as quadrilhas", explica Rogério Freitas, diretor-geral para o Brasil da Lynx Tech, empresa de tecnologia que utiliza Inteligência Artificial para detectar e prevenir fraudes e crimes financeiros.
Apesar da expansão do crime organizado no ambiente digital, a cibersegurança ainda não é vista como prioridade para a maioria das empresas, como mostra o Índice Transformação Digital Brasil 2023, estudo conduzido pela PwC e também citado no Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O relatório aponta que apenas 3% das companhias ouvidas investiram em iniciativas robustas, como análise preditiva de fraudes e reforço na proteção dos dados.
"Esse é um fator que deveria gerar preocupação, especialmente no setor financeiro, que, por motivos óbvios, é o mais visado pelas quadrilhas”, observa Rogério. Segundo o executivo, bancos e instituições afins já contam com recursos avançados para monitorar grandes volumes de dados com o objetivo de detectar e rastrear transações suspeitas, mas o mercado ainda não adotou em massa soluções capazes de entregar análises imediatas, em tempo real e confiáveis para decisão sem alto custo e complicações operacionais.
“Com o uso de IA e aprendizado de máquina, essas ferramentas são treinadas continuamente com dados atualizados, de modo a se adaptarem rapidamente às novas modalidades fraudulentas que surgem todos os dias", conclui.
Enquanto as organizações e o crime organizado competem nos investimentos e na corrida tecnológica, cabe aos foliões adotar os cuidados básicos sugeridos pela Lynx Tech para evitar golpes e o uso indevido de dados:
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas