A terceira onda de calor que atinge o Brasil em 2025 deve se estender, pelo menos, até a próxima segunda-feira, 24 de fevereiro. Durante esse período, as temperaturas podem ficar mais de 5°C acima do esperado para o mês. As informações são do portal G1.
O fenômeno afeta regiões do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste, abrangendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, além do Distrito Federal e o extremo sul do Piauí. Nessas áreas, um bloqueio atmosférico impede a entrada de frentes frias, resultando em altas temperaturas e pouca chuva.
O meteorologista Fábio Luengo explica que o bloqueio atmosférico ocorre quando uma área de alta pressão persiste no centro do país, dificultando a circulação de massas de ar frio. "Em resumo, o cenário do Brasil é o seguinte: nos extremos Norte e Sul, há a presença de temporais. E mais para o centro do Brasil, o tempo permanece quente e com pouca chuva, por conta da onda de calor", detalha Luengo.
Para a região Sul, estão previstas chuvas mais intensas nos próximos dias, acompanhadas de rajadas de vento, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Isso ocorre devido a uma frente fria que não consegue avançar para o Sudeste, em virtude do bloqueio atmosférico.
Nas áreas afetadas pela onda de calor, as chuvas tendem a ser isoladas e de curta duração. Estados como São Paulo, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e Mato Grosso do Sul podem registrar pancadas de chuva, porém sem abrangência generalizada. "A chuva durante a onda de calor é convectiva, formada pelo calor e umidade, ocorrendo de forma mais isolada", acrescenta Luengo.
Para ser caracterizada como onda de calor, as temperaturas precisam se manter 5°C acima da média por pelo menos cinco dias consecutivos. A atual situação é resultado de um bloqueio atmosférico que se instalou na região central do país, intensificando a circulação do ar de cima para baixo, elevando as temperaturas e inibindo a formação de grandes nuvens de chuva.
A expectativa é que a saída desse bloqueio, prevista para o início da próxima semana, traga mais chuvas para as regiões atualmente sob influência do fenômeno, aliviando as altas temperaturas e a seca.
Enquanto isso, a população das áreas afetadas deve continuar adotando medidas de precaução, como hidratação constante, uso de roupas leves e evitar exposição prolongada ao sol, especialmente nos horários de pico.
Bahia Temporada das jubarte e aparição de pinguins reforçam cuidados ambientais na Bahia
Clima Frio intenso e chuvas marcam a terça-feira em diferentes regiões do país; confira
Lauro de Freitas Obras de requalificação do Parque Ecológico seguem a todo vapor
Lauro de Freitas Servidores passam por capacitação para implantação do SEI Bahia Municípios
Bahia Bahia promove 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente
Bahia Catadores de recicláveis do interior contaram com apoio do Governo do Estado durante o Carnaval Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas