Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a prática de realizar check-ups médicos anuais, ainda não tem a adesão de boa parte da população brasileira. Isso porque 70,6% não realizam check-ups regularmente. Alimentação inadequada, hábitos ruins, sono com baixa qualidade são rotina de parte da população do Brasil. A identificação precoce de uma doença ou mesmo de uma condição que possa levar ao surgimento futuro da doença modifica de forma considerável a história natural da mesma, muitas vezes impedindo até mesmo o seu surgimento.
De acordo com Dr. Lenio Gavio, especialista em Diagnóstico por Imagem, gestor do Centro Médico e dos Serviços Externos no Biocor/ Rede D’Or, “considerando por exemplo, as doenças de origem cardiovasculares, principal causa de morbimortalidade no mundo, a detecção precoce de condições predisponentes, como hipertensão arterial, diabetes ou hiperlipidemia pode reduzir em mais de 70% a possibilidade de eventos graves no futuro”, explica.
Dr. Lenio Gavio, afirma ainda que “a identificação em fase inicial de condições já associadas a estas alterações, como a ateromatose coronariana, hoje possível rastreamento e mensuração de forma simples e rápida, reduz em até 80% a possibilidade de infartos agudos de miocárdico”. E completa: “O estudo por Doppler e correção precoce de doenças vasculares carotídeas reduzem em mais de 50% a possibilidade de eventos vasculares isquêmicos cerebrais são apenas exemplos isolados de como o checkup pode mudar a vida e o futuro de uma pessoa e consequentemente de uma população”.
Esses são alguns exemplos, mas o check-up vai além disso. Ele passa pelo rastreamento precoce de tumores, que quando identificados podem ser tratados com muito mais chance de sucesso, incluindo a identificação de doenças tireoidianos, rastreamentos de déficits nutricionais, variações hormonais e pesquisas ginecológicas e urológicas. “O check-up quando realizado de forma estruturada e completa oferece aos pacientes a certeza de que sua saúde está em dia ou a possibilidade efetiva de se tratar precocemente de alguma alteração”, finaliza Dr. Lenio Gavio, gestor do Centro Médico e dos Serviços Externos no Biocor/ Rede D’Or.
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas