A partir do dia 28 de fevereiro, os brasileiros terão acesso a uma nova modalidade de pagamento instantâneo: o Pix por aproximação. A iniciativa tem como objetivo simplificar as transações feitas via Pix, reduzindo etapas no pagamento online e permitindo sua integração com carteiras digitais, conhecidas como wallets.
A funcionalidade já começou a ser implementada em algumas instituições financeiras desde novembro de 2024, garantindo a segurança da nova tecnologia antes de sua ampla adoção. Com o Pix por aproximação, os usuários poderão efetuar pagamentos sem precisar abrir o aplicativo do banco, de forma semelhante aos pagamentos por cartão de crédito com tecnologia NFC.
Segundo o Banco Central (BC), a novidade também permitirá que os consumidores realizem pagamentos simplesmente aproximando o celular de um terminal de pagamento compatível. A jornada do usuário será mais intuitiva e ágil, pois será possível cadastrar a conta na carteira digital escolhida e utilizá-la para efetuar pagamentos presenciais com o Pix por aproximação, da mesma forma que já ocorre com cartões de débito e crédito.
O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) implementaram novas regras para expandir o Open Finance, um sistema que padroniza o compartilhamento de dados e serviços financeiros entre instituições autorizadas. Esse ambiente regulamentado garante maior segurança nas transações e permite ao usuário vincular sua conta bancária a uma carteira digital sem precisar ser redirecionado para outro aplicativo ou navegador no momento do pagamento.
Além disso, os consumidores poderão vincular sua conta previamente em lojas virtuais, tornando as compras online mais rápidas e evitando a necessidade de acessar outros aplicativos para concluir a transação.
As novas diretrizes foram estabelecidas pelas Resoluções BCB Nºs 406 e 407, publicadas em agosto de 2024. As normas detalham o funcionamento da jornada sem redirecionamento, as regras de participação das instituições financeiras e os requisitos mínimos de capital para empresas que desejam oferecer esse serviço.
Com essa inovação, o Pix por aproximação se torna uma alternativa prática e segura para pagamentos presenciais e online, ampliando as possibilidades para consumidores e comerciantes em todo o país.
Reforma Tributária Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Economia Bolsa Presença: pagamento de novembro é liberado para mais de 342 mil estudantes da rede estadual
Economia Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil, critica privilégios da elite e avisa: taxar super-ricos é só o “primeiro passo”
Economia Salário é o principal fator na redução da desigualdade nos últimos anos
Economia Consulta pública discute mudanças na CNH e fim da obrigatoriedade de autoescolas no Brasil
Economia Dia histórico para o Brasil: aprovada na Câmara a isenção do IR para quem ganha até R$5.000,00. Promessa de campanha de Lula foi cumprida Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação