Sábado, 20 de Setembro de 2025
Economia Economia

Siderúrgicas e governo fazem acordo para evitar guerra comercial com Estados Unidos

O objetivo é restabelecer o acordo de cotas firmado em 2018

12/02/2025 07h47
Por: Redação Fonte: Brasil247
Siderúrgica (Foto: Jianan Yu/REUTERS)
Siderúrgica (Foto: Jianan Yu/REUTERS)

As siderúrgicas brasileiras e técnicos do governo fecharam um acordo para não retaliar os Estados Unidos pelas sobretaxas impostas ao aço e buscar um acordo.

A jornalista Raquel Landim informa em sua coluna no UOL que a decisão foi tomada numa série de reuniões realizadas entre a segunda e terça-feira e vai depender da evolução dos pronunciamentos do presidente americano Donald Trump.

O objetivo é deixar o assunto “decantar” e tentar restabelecer o acordo de cotas, que vigorou de 2018 até agora, por meio de contatos diplomáticos nos dois países e pela atuação do setor privado no Congresso americano.

Segundo a jornalista, existe uma aposta de que os EUA acabam flexibilizando porque a balança comercial de todo o setor siderúrgico, incluindo carvão e produtos semiacabados, é superavitária para os americanos.

Os relatos das fontes envolvidas nas conversas coincidem com as declarações de ministros do governo ao longo do dia e com a nota pública divulgada pelo Instituto Aço Brasil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas, BA
Atualizado às 07h01
21°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 29°

22° Sensação
1.12 km/h Vento
90% Umidade do ar
51% (0.33mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuvas esparsas
Amanhã (22/09)

Mín. 19° Máx. 29°

Tempo nublado