Uma mulher foi vítima de estelionato após receber ligações de um suposto médico solicitando dinheiro para custear medicamentos para seu marido, que estava internado no Hospital das Clínicas, em Salvador. O golpista conseguiu convencer a vítima a realizar duas transferências via PIX, totalizando R$ 2.980.
O casal é natural da cidade de Serrinha, a cerca de 190 km de Salvador. O homem deu entrada no hospital no dia 6 de janeiro e, nove dias depois, passou por uma cirurgia cardíaca, sendo encaminhado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
A primeira tentativa de golpe ocorreu no dia 16 de janeiro, um dia após a cirurgia, quando a mulher recebeu a ligação de um homem que se identificou como "Carlos Eduardo", informando que seu marido havia contraído uma “bactéria generalizada” e precisava de um medicamento não coberto pelo hospital.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/W/6/PtRPIKTpe51qkAuaX8UQ/tamanho-g1ba-15-.jpg)
Esposa de paciente em UTI de hospital na Bahia transfere quase R$ 3 mil após ser vítima de golpe — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Veja abaixo como foram feitos os pedidos:
Desconfiada, a vítima recusou a nova transferência e interrompeu o contato. A mulher, então, foi até a unidade, onde descobriu que foi vítima de um golpe.
"Ele falou que o SUS ia demorar muito, uns cinco dias, e meu esposo poderia vir morrer até o final do dia. Isso me desesperou, não soube o que fazer", contou a mulher.
A vítima fez uma denúncia na ouvidoria do Hospital das Clínicas e registrou um Boletim de Ocorrência (BO). A Polícia Civil investiga o caso.
"Ele disse que quando há vida, há esperança, que a bactéria estava se alastrando pelo corpo do meu marido e que ele poderia vir a óbito. Aí eu peguei e fiz".
Em nota, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-Ufba/Ebserh) informou que a vítima sofreu um golpe e reforçou que todos os serviços prestados à população são 100% gratuitos, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A gestão do Hupes-Ufba orienta que as pessoas não façam pagamentos em nome do hospital e que, ao receber qualquer pedido, registre em boletim de ocorrência na polícia para acompanhamento da ouvidoria da unidade hospitalar.
O hospital informou ainda que faz campanhas internas periódicas sobre a gratuidade dos serviços por meio de alertas em todos os canais oficiais da instituição.
Veja abaixo como denunciar golpes:
Serviço de ouvidoria está disponível no Hupes-Ufba e pode ser acessado pessoalmente, por e-mail, telefone ou site.
Educação Férias na Escola 2026 cresce na Bahia e triplica número de unidades participantes, aponta SEC
Educação Sisu 2026: Bahia registra alta de 6,9% em aprovações e fica em 3º no ranking nacional
Rio Real CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Esporte MARATOUR Mangue Seco abre o calendário esportivo de 2026 com prova de natação em águas abertas
Agricultura Familiar Com participação histórica, Rede ATER LNAB aprova Plano Safra Territorial
Educação Inscrições do REDA na Educação da Bahia abrem nesta segunda (26) com quase 3 mil vagas em 417 municípios Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação