O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) recebeu o título de AMPLIFIER pela Turn.io, empresa parceira oficial da META para soluções governamentais no WhatsApp. Esse reconhecimento aprova o canal digital do MDS como uma das iniciativas mais inovadoras e eficazes no mundo, reafirmando o protagonismo do Brasil em transformação digital no setor público.
Entre os concorrentes, estavam projetos de países como Índia e Colômbia, além de instituições como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ImpulsoGov e organizações internacionais, como a HelpMum, da Nigéria, e a Rising Academies, da Europa e Oriente Médio.
Com impacto direto na vida de mais de 30 milhões de brasileiros, o canal atende cerca de 300 mil pessoas mensalmente, resolvendo 25% das demandas sem a necessidade de visitas presenciais. Essa digitalização gerou o alívio aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e permite que os profissionais de assistência se dediquem a casos mais complexos, resultando na melhora do atendimento.
Um dos pilares dessa conquista é o projeto “Conexão Cidadã”, criado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE). O sistema utiliza ferramentas digitais para otimizar o atendimento aos cidadãos inscritos no Cadastro Único, reduzindo a necessidade de deslocamentos e assegurando acesso ágil a informações confiáveis. Beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família e a Farmácia Popular, têm encontrado no canal uma solução prática para resolver suas demandas.
Os resultados obtidos no primeiro ano de operação foram expressivos, evidenciando uma gestão eficiente e o uso inteligente da tecnologia para melhorar os serviços públicos. Além disso, o projeto foi reconhecido internacionalmente, figurando entre os cinco melhores chatbots governamentais da América Latina e recebendo o Prêmio Google pelo caso do Programa Farmácia Popular, que já beneficiou mais de três milhões de brasileiros.
“A implementação dessas tecnologias reafirma o compromisso do MDS com a inovação e a eficiência. Nosso objetivo é levar serviços públicos a quem mais precisa, de forma rápida e confiável, transformando a experiência do cidadão com a administração pública”, afirma o ministro Wellington Dias.
Em 2025, o projeto prevê novas frentes de atuação, como o combate à desinformação, a coleta de dados estratégicos para políticas públicas e a ampliação da disponibilidade de serviços digitais, tornando-os acessíveis 24 horas por dia.
Essa trajetória reafirma o Brasil como um modelo de referência em governança digital, evidenciando o compromisso em levar cidadania e inclusão social por meio de soluções inovadoras e eficazes.
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas