A partir de 1º de janeiro de 2025, profissionais de saúde como médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos deverão emitir recibos de despesas exclusivamente pelo sistema digital da Receita Federal, por meio do aplicativo Receita Saúde. A medida busca modernizar o processo e reduzir inconsistências fiscais.
Lançado em abril de 2024, o aplicativo Receita Saúde era de uso opcional, mas passa a ser obrigatório no próximo ano. A ferramenta elimina a necessidade de armazenar recibos em papel, permitindo que pacientes e profissionais acessem os documentos diretamente pelo sistema.
Os recibos emitidos pelo aplicativo neste ano serão automaticamente integrados à Declaração Pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) de 2025, como despesas dedutíveis para os pacientes e receitas para os profissionais.
De acordo com a Receita Federal, a mudança deve diminuir significativamente o número de declarações que caem na malha fina, atualmente em torno de 25% devido a inconsistências relacionadas a recibos emitidos por profissionais de saúde.
Reforma Tributária Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Economia Bolsa Presença: pagamento de novembro é liberado para mais de 342 mil estudantes da rede estadual
Economia Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil, critica privilégios da elite e avisa: taxar super-ricos é só o “primeiro passo”
Economia Salário é o principal fator na redução da desigualdade nos últimos anos
Economia Consulta pública discute mudanças na CNH e fim da obrigatoriedade de autoescolas no Brasil
Economia Dia histórico para o Brasil: aprovada na Câmara a isenção do IR para quem ganha até R$5.000,00. Promessa de campanha de Lula foi cumprida Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuva
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação