No Brasil, onde o sistema tributário e fiscal é marcado por sua complexidade, contadores e empresas enfrentam o desafio de interpretar normas que mudam com frequência. Para lidar com esse cenário, o acesso a informações confiáveis e ferramentas práticas tornou-se essencial. Foi nesse contexto que a Econet Editora, fundada em Curitiba em 2002, passou a oferecer suporte técnico para profissionais da área.
Esse trabalho foi reconhecido em novembro, quando a Econet recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Confeb na categoria de "conteúdo e orientação fiscal". Promovida pela Live University, essa premiação destaca empresas que contribuem para a gestão tributária no Brasil. “Para nós da Econet Editora, o reconhecimento reflete a relevância da empresa em um mercado em que erros de interpretação tributária podem custar caro”, afirma Juliano Garrett, diretor-executivo de Consultorias e Redação da empresa.
Do primeiro boletim à inovação tecnológica
A história da Econet começou com boletins digitais que traduziam normas fiscais para uma linguagem mais acessível a profissionais que lidavam com as dificuldades de acompanhar as atualizações do Diário Oficial. Em pouco tempo, além dos boletins, a empresa expandiu sua atuação por meio de cursos e consultorias.
Atualmente, a Econet atende mais de 57 mil assinantes em todo o país e disponibiliza mais de 200 ferramentas digitais, que vão desde simuladores tributários até plataformas de consulta baseadas em inteligência artificial (IA). “A informação confiável e acessível é a essência do nosso trabalho”, afirma Garrett. E reforça que, em 2024, a empresa lançou uma biblioteca interativa que permite respostas rápidas às dúvidas fiscais, otimizando o tempo de profissionais que trabalham sob pressão.
Preparação para o futuro: Reforma Tributária
Com a iminência da Reforma Tributária e o avanço da digitalização fiscal, as demandas do mercado tributário tendem a se tornar ainda mais desafiadoras. A transição para novas regras, aliada ao aumento da fiscalização eletrônica, exigirá que empresas invistam em ferramentas que combinem tecnologia, agilidade e precisão.
Nesse cenário, a Econet Editora tem ampliado seus esforços para desenvolver soluções que ajudem contadores e empresários a se adaptarem às mudanças. Pensando nisso, em novembro, a Econet lançou o Simulador EcoTransição, que mostra, de forma intuitiva, como a carga tributária vai mudar ao longo do período de transição.
“O objetivo da ferramenta é apoiar empresas e prestadores de serviços a visualizarem, de maneira prática, como a transição tributária vai impactar os negócios, permitindo que os empresários se planejem com mais precisão”, explica Juliano Garrett. Para saber mais sobre o EcoTransição, basta assistir ao vídeo no YouTube.
Além disso, a Econet Editora realizará uma live gratuita no dia 18 de dezembro, às 15 horas (horário de Brasília), para esclarecer dúvidas sobre o impacto da Reforma Tributária no setor de serviços. A transmissão será feita pelo canal do YouTube da empresa (@canaldaeconet), que pode ser acessado em Econet Editora.
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 33°
Tempo nublado