A realização de viagens de familiarização tem se consolidado como uma estratégia importante para a promoção dos destinos turísticos da Bahia, especialmente no interior do estado. Recentemente, o município de Itaetê, na Chapada Diamantina, recebeu um grupo de operadores, agentes de viagens e guias de turismo para um famtour que apresentou atrativos naturais, infraestrutura e possibilidades de novos roteiros turísticos.
A ação, organizada pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) em parceria com a Prefeitura Municipal, integra as iniciativas voltadas à interiorização do turismo, com foco na diversificação de produtos, na criação de experiências e na ampliação da oferta turística nos territórios baianos. Ao todo, 22 profissionais do setor participaram da viagem, conhecendo de perto os principais atrativos de Itaetê e avaliando o destino a partir da perspectiva de quem comercializa e opera turismo.
Localizado às margens do Rio Paraguaçu, o município reúne cachoeiras, grutas e um dos cartões-postais mais conhecidos da Chapada Diamantina, o Poço Encantado, além de integrar o Circuito Diamantino de Santa Dulce dos Pobres, novo roteiro voltado ao turismo religioso na região. Durante o famtour, os participantes visitaram pontos naturais, circularam pela cidade, conheceram a rede de hospedagem, restaurantes e equipamentos turísticos, além de vivenciarem passeios fluviais e experiências ligadas ao território.
Mais do que apresentar paisagens, o famtour permitiu observar o nível de organização do destino, sua capacidade de receber visitantes e as possibilidades de criação de roteiros segmentados, envolvendo turismo de natureza, aventura, religioso e experiências associadas à cultura local. A presença dos agentes e operadores possibilita que Itaetê passe a integrar, de forma mais efetiva, o portfólio de destinos comercializados no mercado turístico.
A iniciativa também foi precedida por ações de capacitação turística e diagnóstico do destino, o que reforça a importância de associar promoção à preparação dos municípios. Esse conjunto de ações amplia as chances de que o turismo se desenvolva de maneira organizada e alinhada às vocações locais.
Do ponto de vista do turismo estadual, os famtours realizados pela Setur-BA em diferentes zonas turísticas têm se mostrado um diferencial relevante. Ao aproximar quem vende turismo de quem vive o território, o Governo do Estado fortalece a divulgação dos destinos, estimula novos produtos e cria conexões mais consistentes entre mercado, municípios e regiões turísticas.
Mais do que uma visita técnica, o famtour se configura como uma vivência estratégica, capaz de gerar resultados a médio e longo prazo. Ao investir nesse formato, a Bahia amplia sua presença no mercado, valoriza destinos do interior e cria condições para que novas rotas e experiências ganhem visibilidade. É um trabalho que tende a render frutos importantes para o turismo baiano como um todo.
Kelly Amado
Turismo Qualificação como caminho: Caboto vive novo momento no turismo do Recôncavo Baiano
Turismo Saberes Ancestrais e Território: vivência na Aldeia Kariri-Xocó, em Entre Rios (BA)
Educação Educação Profissional e Tecnológica (SEC BA) forma 29 mil estudantes em cerimônias simultâneas, na capital e interior
Acessibilidade Projeto Mar de Inclusão John Santos: Banho de Mar Assistido na orla de Baixio
Alagoinhas Alagoinhas realiza sua 1ª Feira Mística com programação voltada ao bem-estar e espiritualidade
Turismo Governo da Bahia segue com proposta de interiorização do turismo
Graduada em Turismo e pós-graduada em Marketing Digital, Kelly Amado, hoje, atua como assessora de comunicação do NTE 18, cerimonialista, produtora de eventos e professora na área de Educação Profissional.
Na Prefeitura de Alagoinhas, atuou como coordenadora de cultura sendo responsável pela concepção e execução de diversos eventos. Posteriormente, foi responsável pela criação da diretoria de turismo de Alagoinhas, dinamizando o setor ao ocupar o cargo de diretora, inclusive inserindo Alagoinhas no Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo, em 2017, o que possibilitou acesso a recursos para investimento em locais com potencial turistico.
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 34°
Tempo limpo