As oficinas temáticas do projeto ATER Bahia Sem Fome estão movimentando o Litoral Norte e Agreste Baiano, reunindo agricultores e agricultoras familiares em encontros produtivos que fortalecem o aprendizado, a troca de experiências e a busca por soluções coletivas.
Desenvolvidas dentro dos núcleos de trabalho organizados pelos técnicos da COOPERA, as oficinas têm como objetivo compartilhar informações, esclarecer dúvidas e estimular práticas que possam ser aplicadas de forma simples e eficaz no dia a dia das comunidades rurais.
De acordo com o coordenador técnico responsável pelo projeto, Ivo Aragão, o foco das atividades é respeitar a realidade de cada grupo de agricultores, garantindo que o conhecimento seja útil e aplicável:
“A oficina temática tem o propósito de fazer algo que a comunidade precisa e pode aplicar facilmente dentro da realidade do agricultor. Por isso, a ideia é trabalhar com temas ligados às necessidades do dia a dia deles. Não adianta pegar qualquer prática e replicar em todas as comunidades, é preciso compreender e valorizar a realidade de cada agricultor.”
As oficinas têm se mostrado espaços de construção coletiva e fortalecimento das capacidades locais, permitindo que os participantes identifiquem desafios, compartilhem saberes tradicionais e adotem práticas sustentáveis que aumentem a produtividade e a renda.
Para o diretor-presidente da COOPERA, José Adilson de Souza, a parceria com o Governo do Estado reforça o compromisso com o desenvolvimento rural:
“Essa parceria com o Governo do Estado fortalece a agricultura familiar e contribui diretamente para o desenvolvimento social da nossa região.”
O ATER Bahia Sem Fome é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da BAHIATER, com meta de atender 840 famílias em dez municípios do Litoral Norte e Agreste Baiano. O projeto é executado na região pela COOPERA, e vem se consolidando como uma importante estratégia de combate à fome e incentivo à produção de alimentos saudáveis, fortalecendo a economia local e o protagonismo das comunidades rurais.
Educação Férias na Escola 2026 cresce na Bahia e triplica número de unidades participantes, aponta SEC
Educação Sisu 2026: Bahia registra alta de 6,9% em aprovações e fica em 3º no ranking nacional
Rio Real CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Esporte MARATOUR Mangue Seco abre o calendário esportivo de 2026 com prova de natação em águas abertas
Agricultura Familiar Com participação histórica, Rede ATER LNAB aprova Plano Safra Territorial
Educação Inscrições do REDA na Educação da Bahia abrem nesta segunda (26) com quase 3 mil vagas em 417 municípios Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação