Sábado, 13 de Setembro de 2025
Bahia SAUDE

XX Congresso da ABM

Discussão sobre diagnósticos equivocados e a amplitude do Espectro Autista

12/09/2025 20h08 Atualizada há 5 horas
Por: Redação Fonte: Ascom ABM
Ascom ABM
Ascom ABM

Temos hoje um número crescente de diagnósticos e de familiares fragilizados com esses diagnósticos, sem saber como amparar seus filhos. E nos deparamos também com uma série de diagnósticos equivocados”, afirmou o diretor científico da Associação Bahiana de Medicina, Dr. Hélio Braga, durante a noite de abertura do XX Congresso da ABM, realizada ontem (11.09), na sede da entidade, em Ondina. 

 Para ele, a forma de se combater os diagnósticos equivocados do TEA ocorre por meio da ciência. “E a Associação Bahiana de Medicina tem como um de seus pilares levar atualização científica para médicos, demais profissionais de saúde e toda a população. Destacamos no evento que o paciente autista precisa não apenas dos médicos, mas dos psicólogos, fonoaudiólogos, enfim de toda a equipe multiprofissional para ampará-los e apoiar seus familiares”, complementou. 

  Dr. Hélio Braga, Dr. Paulo Mattos, Dr. Rômulo Capello, Dr. Mário Albiani Junior, Dra. Rocio Garcia, Dr. Daniel Azevedo e o Dr. José Carlos Ribeiro
A aula inaugural do evento teve como tema central “Estamos Vivendo uma Epidemia de Autismo? TEA – Desafios e Fatores Confusionais Diagnósticos”, e foi apresentada pelo psiquiatra e pesquisador Dr. Paulo Mattos, que já publicou mais de 200 artigos em revistas científicas e orientou mais de 40 teses de Mestrado e Doutorado. “São muitos agentes levando a essa situação atual”, afirmou Dr. Paulo, explicando os desafios trazidos pelo termo “Espectro” no diagnóstico do TEA. A mediação foi do neurologista Dr. Daniel Azevêdo. 

 Nesta sexta-feira (12), a programação, que teve início às 8h da manhã, segue até o final da tarde, com discussões sobre genética, novas terapias, comorbidades, além do papel da família e rede de apoio. Palestrantes de renome nacional estão presentes. Ainda durante a tarde, o presidente da Associação Autistas Brasil, Guilherme de Almeida, falará sobre Autismo e Escolarização: Desafios da Inclusão Educacional”. A palestra de encerramento abordará “Avaliação, intervenções e nova tecnologia”, com moderação de Dr. Hélio Braga. 

 A médica de família e comunidade, Letícia Aparecida Almeida Santos, que atende na Saúde Mental no município de Santo Antônio de Jesus, contou que decidiu participar do evento por conta da temática. “O tema é bem interessante, especialmente para quem trabalha com TEA como eu. As palestras estão bastante enriquecedoras, aprendi muito e pretendo participar de outros que forem realizados pela ABM. Parabenizo a todos os envolvidos, está excelente”. 

 Compuseram a Mesa Solene de abertura do evento o diretor da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Rômulo Capello; o Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, Dr. José Carlos Ribeiro (representando o presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia); o Desembargador Dr. Mário Albiani Júnior (representando o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia); a promotora de justiça Dra. Rocio Garcia Matos (representando o Ministério Público do Estado), e a diretora do Cepred, Dra. Normélia Quinto (representando a Secretária de Saúde do Estado, Dra. Roberta Santana). 

Ass. Imprensa ABM Maria del Carmen G. Azevêdo (DRT 3335) 71 98867-0967 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.