“Temos hoje um número crescente de diagnósticos e de familiares fragilizados com esses diagnósticos, sem saber como amparar seus filhos. E nos deparamos também com uma série de diagnósticos equivocados”, afirmou o diretor científico da Associação Bahiana de Medicina, Dr. Hélio Braga, durante a noite de abertura do XX Congresso da ABM, realizada ontem (11.09), na sede da entidade, em Ondina.
Para ele, a forma de se combater os diagnósticos equivocados do TEA ocorre por meio da ciência. “E a Associação Bahiana de Medicina tem como um de seus pilares levar atualização científica para médicos, demais profissionais de saúde e toda a população. Destacamos no evento que o paciente autista precisa não apenas dos médicos, mas dos psicólogos, fonoaudiólogos, enfim de toda a equipe multiprofissional para ampará-los e apoiar seus familiares”, complementou.

Dr. Hélio Braga, Dr. Paulo Mattos, Dr. Rômulo Capello, Dr. Mário Albiani Junior, Dra. Rocio Garcia, Dr. Daniel Azevedo e o Dr. José Carlos Ribeiro.
A aula inaugural do evento teve como tema central “Estamos Vivendo uma Epidemia de Autismo? TEA – Desafios e Fatores Confusionais Diagnósticos”, e foi apresentada pelo psiquiatra e pesquisador Dr. Paulo Mattos, que já publicou mais de 200 artigos em revistas científicas e orientou mais de 40 teses de Mestrado e Doutorado. “São muitos agentes levando a essa situação atual”, afirmou Dr. Paulo, explicando os desafios trazidos pelo termo “Espectro” no diagnóstico do TEA. A mediação foi do neurologista Dr. Daniel Azevêdo.
Nesta sexta-feira (12), a programação, que teve início às 8h da manhã, segue até o final da tarde, com discussões sobre genética, novas terapias, comorbidades, além do papel da família e rede de apoio. Palestrantes de renome nacional estão presentes. Ainda durante a tarde, o presidente da Associação Autistas Brasil, Guilherme de Almeida, falará sobre Autismo e Escolarização: Desafios da Inclusão Educacional”. A palestra de encerramento abordará “Avaliação, intervenções e nova tecnologia”, com moderação de Dr. Hélio Braga.
A médica de família e comunidade, Letícia Aparecida Almeida Santos, que atende na Saúde Mental no município de Santo Antônio de Jesus, contou que decidiu participar do evento por conta da temática. “O tema é bem interessante, especialmente para quem trabalha com TEA como eu. As palestras estão bastante enriquecedoras, aprendi muito e pretendo participar de outros que forem realizados pela ABM. Parabenizo a todos os envolvidos, está excelente”.
Compuseram a Mesa Solene de abertura do evento o diretor da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Rômulo Capello; o Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, Dr. José Carlos Ribeiro (representando o presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia); o Desembargador Dr. Mário Albiani Júnior (representando o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia); a promotora de justiça Dra. Rocio Garcia Matos (representando o Ministério Público do Estado), e a diretora do Cepred, Dra. Normélia Quinto (representando a Secretária de Saúde do Estado, Dra. Roberta Santana).
Ass. Imprensa ABM Maria del Carmen G. Azevêdo (DRT 3335) 71 98867-0967
Educação Férias na Escola 2026 cresce na Bahia e triplica número de unidades participantes, aponta SEC
Educação Sisu 2026: Bahia registra alta de 6,9% em aprovações e fica em 3º no ranking nacional
Rio Real CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Esporte MARATOUR Mangue Seco abre o calendário esportivo de 2026 com prova de natação em águas abertas
Agricultura Familiar Com participação histórica, Rede ATER LNAB aprova Plano Safra Territorial
Educação Inscrições do REDA na Educação da Bahia abrem nesta segunda (26) com quase 3 mil vagas em 417 municípios Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação