O prazo para inscrições no processo eleitoral do Conselho Estadual de Juventude da Bahia (CEJUVE-BA) termina nesta quinta-feira (31). O edital convoca entidades da sociedade civil de todo o estado a participarem da renovação das cadeiras do colegiado para o biênio 2025–2027.
Com papel estratégico na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas às juventudes, o CEJUVE é uma instância de participação social que assegura o protagonismo juvenil nas decisões do governo estadual. Vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), o Conselho é composto por representações do poder público e da sociedade civil, atuando de forma paritária, em articulação com Coordenação Geral de Políticas de Juventude (COJUVE), vinculada à Secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia.
A eleição das novas entidades representa mais que o cumprimento de uma etapa legal, é um chamado à mobilização das juventudes organizadas e ao fortalecimento do CEJUVE como instrumento de controle social e escuta permanente. A participação ativa no conselho garante que as vozes das juventudes baianas – em sua diversidade de territórios, pautas e identidades – sejam ouvidas, respeitadas e consideradas nos processos de gestão pública.
Podem se inscrever organizações da sociedade civil que atendam a alguns critérios:
• Ter, no mínimo, dois anos de atuação comprovada;
• Desenvolver ações com juventudes ou na defesa de seus direitos;
• Estar com a documentação atualizada.
• Estar presentes em mais de três territórios de identidade.
As entidades devem apresentar estatuto, relatório de atividades dos últimos dois anos, documento do representante legal e a ficha de inscrição (Anexo I). Toda a documentação pode ser entregue presencialmente na Serin ou via plataforma e-Docs, até esta quinta-feira (31).
Etapas do processo:
• 31/07/2025: Encerramento das inscrições;
• 13/08/2025: Divulgação das entidades habilitadas;
• 20/08/2025: Assembleia eleitoral para definição das representações.
A construção de políticas públicas eficazes para a juventude exige representação ativa, conectada com a realidade dos territórios e engajada nas transformações sociais. Ao compor o CEJUVE, as entidades têm a oportunidade de fortalecer sua atuação, influenciar diretamente as decisões do Estado e articular redes com outros coletivos e organizações juvenis da Bahia.
O processo eleitoral do CEJUVE-BA é um momento chave para renovar compromissos democráticos, reconhecer o papel das juventudes organizadas e garantir que o conselho continue sendo um espaço de diálogo, incidência e construção coletiva.
Mais informações estão disponíveis no site da SERIN ( https://www.ba.gov.br/serin/cejuve ) e nas redes sociais da Coordenação Geral de Políticas de Juventude (COJUVE) - @cojuveba, também vinculada à Secretaria.
Fonte
Ascom/Cojuve
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação