O Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP), passa a operar oficialmente como aeroporto internacional voltado à manutenção, ao reparo e à importação e exportação de aeronaves. A autorização foi publicada nesta terça-feira (15) pela Receita Federal no Diário Oficial da União e marca um novo momento para o aeroporto, que já é referência mundial em manutenção de aeronaves executivas.
Iniciado em 2012, o processo de internacionalização permitirá que o aeroporto receba e envie aeronaves do exterior para manutenção, sem a necessidade de utilização de outros aeroportos para esse fim. O alfandegamento tem validade inicial de 12 meses e destina-se exclusivamente à manutenção e à importação e exportação de aeronaves, sem transporte comercial de passageiros ou de carga.
“Não tenho dúvidas de que esse segmento é estratégico para gerar empregos, atrair investimentos e contribuir para o desenvolvimento regional. Nosso compromisso, junto aos demais órgãos, é garantir um ambiente cada vez mais eficiente, seguro e competitivo para o setor”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Nos últimos anos, o terminal recebeu melhorias estruturais para atender às operações internacionais, incluindo instalação de salas administrativas para órgãos aduaneiros, implantação de canal de inspeção com raio-x para bagagens, instalação de posto de emissão de passaportes da Polícia Federal e reformas no terminal de passageiros e em áreas operacionais.
Impacto regional
Administrado pela Rede VOA, o aeroporto é conhecido por servir de base para empresas que realizam manutenção em aeronaves executivas de pequeno, médio e grande porte, como as da Embraer.
Para o CEO da Rede VOA, concessionária responsável pela administração do terminal, Marcel Moure, o resultado é fruto da integração entre equipes e órgãos federais. “Foi um processo longo e trabalhoso, que se conclui hoje após grande empenho da nossa equipe e de um excelente trabalho de integração com a Receita Federal, a Polícia Federal, a Anvisa, a Anac e demais órgãos”, afirmou.
A medida permitirá, entre outros avanços, que a Embraer amplie a capacidade de manutenção de aeronaves de empresas internacionais, como a United Airlines.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação