O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Salvador para acompanhar, pelo quarto ano consecutivo, o desfile cívico do 2 de Julho. Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã, da Rede Bahia, Lula comentou sobre a proposta de lei encaminhada ao Congresso Nacional na terça-feira, 1º, com o objetivo de transformar a data em um marco nacional.
Durante a entrevista, o presidente destacou o valor histórico da celebração e reforçou que a intenção do projeto é incluir o 2 de Julho nos livros didáticos. “As pessoas vão perceber que, com todo o respeito ao 7 de Setembro, o povo baiano foi quem expulsou os portugueses”, afirmou.
Lula também revelou que já conversou com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, para incentivar a produção de dez filmes sobre a história do Brasil, entre os quais o 2 de Julho deverá ser contemplado.
Sobre a possibilidade de criar um novo feriado nacional, o presidente ponderou: “O Brasil já tem muito feriado”. Ele ressaltou que o mais importante é o reconhecimento da data, já que “se você fizer uma pesquisa, 90% dos brasileiros não sabem o que aconteceu aqui”. Atualmente, o 2 de Julho já é feriado oficial no estado da Bahia.
Educação Férias na Escola 2026 cresce na Bahia e triplica número de unidades participantes, aponta SEC
Educação Sisu 2026: Bahia registra alta de 6,9% em aprovações e fica em 3º no ranking nacional
Rio Real CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Esporte MARATOUR Mangue Seco abre o calendário esportivo de 2026 com prova de natação em águas abertas
Agricultura Familiar Com participação histórica, Rede ATER LNAB aprova Plano Safra Territorial
Educação Inscrições do REDA na Educação da Bahia abrem nesta segunda (26) com quase 3 mil vagas em 417 municípios Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação