Para os turistas e baianos que resolveram ficar em Salvador neste feriado prolongado e no São João, a segurança para o arrasta-pé está garantida pela Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA). As ações e estratégias comandadas pelo Batalhão Especializado de Policiamento Turístico (BPtur), contam com policiais em patrulhas, além de monitoramento no entorno do Pelourinho e vias de acesso.
“Nós temos cerca de 600 policiais militares trabalhando, aqui no âmbito de Salvador, distribuídos entre Paripe, Pelourinho e Parque de Exposições, em todo o período da festa, desta quinta-feira (19) até terça-feira (24). São Policiais Militares fáceis de serem identificados, por causa do fardamento, à disposição de todas as pessoas”, afirma o tenente coronel Wellington Morais, comandante do BPTur.
Com efetivo ampliado, câmeras de monitoramento e abordagens preventivas, a estratégia visa proteger a todos que circulam pelo Centro Histórico. Quem precisa de suporte da Polícia encontra um atendimento qualificado, tanto em postos fixos pelas ruas do Pelourinho, quanto nas bases móveis no Terreiro de Jesus e Elevador Lacerda.
Tereza Macedo, turista do interior do Paraná, está com a família em Salvador há três dias. “Estou achando tudo lindo e muito maravilhoso aqui, e eu achei bastante seguro pelo tanto de gente que vem pra cá. Essa atuação da Polícia eu acho que é muito importante mesmo”.
A professora Leonísia, de Salvador, comemora a estrutura da festa para quem preferiu ficar na capital. “A programação está sensacional, principalmente aqui no Pelourinho, que é tão importante na nossa história. E quando a gente vê que tem polícia fazendo abordagem na entrada, a gente se sente mais seguro para estar aqui com a família”.
Estrutura na capital
Ainda em Salvador, Câmeras Corporais Operacionais serão usadas pelo efetivo escalado no policiamento no Parque de Exposições e no Centro Histórico. Já o Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM) irá atuar em patrulhas e nas ações de conscientização, em ocorrências envolvendo violência doméstica.
A operação São João 2025 conta com R$30 milhões de investimento envolvendo os custos de hora extra, estrutura, alimentação e transporte da tropa em todo o estado.
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 36°
Parcialmente nublado
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação