O ator baiano Lázaro Ramos enviou um vídeo especial para a Hemoba em apoio à campanha do Junho Vermelho, mês de conscientização e incentivo à doação de sangue, e ao Dia Mundial do Doador de Sangue, no sábado (14). A mensagem foi publicada nas redes sociais da fundação (@hemobaoficial) nesta sexta-feira (13).
No vídeo, o artista destaca a importância do gesto solidário. “Às vezes a gente nem se dá conta, mas doar sangue é isso: é dar esperança, é fazer a diferença na vida de quem a gente nem conhece. E isso é lindo”, afirma Lázaro em um trecho. Ele ressalta ainda que não é preciso esperar uma situação próxima para agir. “A vida de alguém que você nunca viu pode depender desse gesto agora. Procure a Hemoba mais próxima, estenda a mão e, juntos, a gente mantém os estoques cheios e a esperança também”, completa.
Neste ano, o Junho Vermelho da Hemoba tem como tema “Doe sangue. É tradição que salva vidas” e conta com o apoio do cantor Adelmário Coelho, padrinho da ação. A iniciativa busca incentivar a doação voluntária de sangue ao longo de todo o mês. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe apresentações de artistas de forró como parte da programação especial da campanha. No Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, a sede da Hemoba receberá a banda de forró Flor de Milho, a partir das 11h.
Onde doar –No sábado (14/06), funcionarão em Salvador a sede da Hemoba e a Unidade do Hospital Roberto Santos, das 7h30 às 16h30, e o Posto Temporário no Shopping Bela Vista, das 9h às 18h. Já no interior do estado estarão abertas as unidades de Feira de Santana (7h30 às 12h30), Brumado (7h às 11h30), Camaçari (8h às 12h), Eunápolis (8h às 15h), Itapetinga (7h30 às 11h), Valença (8h às 12h e 13h às 16h) e Vitória da Conquista (7h30 às 11h).
Critérios para doação -Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Fonte
Ascom/Hemoba
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação