Ação do órgão da SJDH transcorreu de 26 de maio a 11 de junho
Para garantir os direitos dos/as consumidores/as em período de grande movimento, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) realizou, nas últimas semanas, uma fiscalização intensiva em estabelecimentos comerciais e restaurantes de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari. Iniciada em 26 de maio, a “Operação Dia dos Namorados” foi encerrada nesta quarta-feira (11), com 16 Autos de Infração e 235 Relatórios de Visita.
O objetivo do Procon, que é vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), é reforçar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC), assim como garantir segurança e transparência nas relações de consumo, especialmente em datas de grande movimentação no comércio.
No total, foram lavrados 16 Autos de Infração, e 235 Relatórios de Visita, perfazendo 251 documentos fiscais. A equipe do Procon visitou shopping centers e galerias comerciais com alto fluxo de consumidores, abrangendo perfumarias, lojas de moda e de eletrônicos e, especialmente, restaurantes. Este último, constou pela primeira vez no rol de fornecedores neste ciclo de fiscalização.
Nos restaurantes, foram constatadas infrações graves, incluindo a presença de alimentos com prazos de validade vencidos em áreas de preparo e armazenamento; produtos sem identificação; além da ausência de informações obrigatórias nos cardápios, como peso das proteínas e volume das bebidas. Em alguns casos, os produtos vencidos foram imediatamente descartados na presença dos fiscais. Também foi verificada a ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor, obrigatório por lei.
Denúncia
A ação reforça o compromisso do PROCON com a proteção da saúde e dos direitos do consumidor, especialmente em períodos em que há aumento na demanda por produtos e serviços. A população pode colaborar com o trabalho fiscalizatório, denunciando irregularidades por meio dos canais oficiais do órgão. Ao perceber alguma irregularidade, o consumidor pode enviar denúncia pelo e-mail denuncia.procon@sjdh.ba.gov.br ou pelo portal ba.gov.br, ajudando a fortalecer a defesa dos seus direitos.
Fonte: Ascom/SJDH
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação