O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado Regional Sul (Gaeco Sul), e a Polícia Federal deflagraram na manhã desta terça-feira, dia 10, a “Operação Desvio Bélico”. A ação tem como alvo um homem com licença de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), que teria vendido um fuzil em desacordo com a legislação ao líder de uma organização criminosa atuante em Porto Seguro e região.
Dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Porto Seguro foram cumpridos nas cidades paulistas de Praia Grande e Jarinu, com o objetivo de aprofundar as investigações envolvendo o vendedor da arma.
O caso é um desdobramento das diligências que resultaram na apreensão do fuzil em 3 de dezembro de 2024, em Porto Seguro. A operação foi batizada de “Desvio Bélico” porque o investigado, segundo apurações, adquiria armas de forma legal e as desviava para o crime organizado.
O episódio traz novamente à tona o debate sobre a política de flexibilização do acesso a armas de fogo, promovida durante o governo Jair Bolsonaro. A ampliação expressiva do número de registros de CACs no período levantou alertas de especialistas em segurança pública, que apontam falhas na fiscalização e riscos de desvios como o que está sendo apurado.
A investigação seguirá para apurar a participação de outras pessoas e fatos conexos. Os envolvidos, se condenados, podem enfrentar penas que somadas ultrapassam 12 anos de reclusão.
Educação Férias na Escola 2026 cresce na Bahia e triplica número de unidades participantes, aponta SEC
Educação Sisu 2026: Bahia registra alta de 6,9% em aprovações e fica em 3º no ranking nacional
Rio Real CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Esporte MARATOUR Mangue Seco abre o calendário esportivo de 2026 com prova de natação em águas abertas
Agricultura Familiar Com participação histórica, Rede ATER LNAB aprova Plano Safra Territorial
Educação Inscrições do REDA na Educação da Bahia abrem nesta segunda (26) com quase 3 mil vagas em 417 municípios Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação