O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), lançou o Edital de Chamamento Público nº 003/2025, dentro do projeto Bahia que Produz e Alimenta, com investimento de até R$ 22 milhões. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a diversificação alimentar e a formação de redes produtivas em assentamentos da reforma agrária em todo o estado.
O edital irá selecionar até 14 propostas que visem à implantação de agroindústrias, aquisição de equipamentos e veículos, construção de unidades de beneficiamento de produtos como café, leite, mel, mandioca, cacau, grãos e frutas, além de infraestruturas para armazenamento e comercialização.
Também está previsto o apoio técnico especializado, incluindo assistência técnica e extensão rural (ATER), em gestão produtiva, e suporte na elaboração de planos de negócio.
Para Ivan Fontes, coordenador do projeto Bahia que Produz e Alimenta, esta é uma oportunidade estratégica para garantir o apoio a produção, agregação de valor e acesso a mercados para as associações e cooperativas que representam os vários assentamentos de reforma agrária na Bahia. “Oriento que façam leitura atenta do edital, observem os prazos e reúnam os associados ou cooperados para discutir a apresentação da Manifestação de Interesse".
As iniciativas devem estar diretamente ligadas ao trabalho desenvolvido em assentamentos da reforma agrária. As propostas precisam apresentar uma contrapartida mínima de 15% do valor total do projeto – 10% em recursos financeiros e 5% em bens ou serviços. O prazo de vigência dos projetos é de 24 meses, com possibilidade de prorrogação.
As inscrições estão abertas até o dia 7 de junho de 2025 e devem ser feitas exclusivamente no site da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR):: www.car.ba.gov.br .
A ação faz parte da estratégia da CAR de fortalecimento da agricultura familiar, para promover geração de renda, inclusão social e acesso a mercados. Ao fomentar a organização produtiva, o edital também contribui para a dinamização da economia e o combate à insegurança alimentar.
Fonte: Ascom/CAR
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação