Representantes de farmácias e supermercados de Salvador participaram na manhã desta quinta-feira, dia 29, de reunião com o Ministério Público estadual para tratar da necessidade de cumprimento efetivo da obrigatoriedade de recolhimento de pilhas pelos estabelecimentos na capital baiana. Durante a reunião, conduzida pela promotora de Justiça Hortênsia Pinho, foi deliberado que as farmácias adotarão medidas concretas para capacitar gerentes e empregados de todas as unidades instaladas na cidade sobre o dever legal de atuarem no descarte das pilhas. Também participaram representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município (Sedur) e da Green Elétron.
A medida deverá reforçar a campanha de logística reversa de pilhas, lançada pelo MPBA em parceria com a Prefeitura de Salvador e a empresa Green Elétron no último dia 15 de maio. Ela visa o descarte correto de pilhas e baterias usadas, por meio da instalação de pontos de coleta em farmácias e supermercados. Ainda conforme estabelecido na reunião, colaboradores do MPBA treinados pela Green Electron integrarão um projeto de capacitação ativa, levando até as farmácias ações de conscientização dos funcionários sobre a temática. Também serão disponibilizados aos estabelecimentos cartazes e coletores para que intensifiquem a campanha de logística reversa.
Hortênsia Pinho frisou aos representantes de farmácias e supermercados que, conforme dispõe a legislação, todo estabelecimento que vende pilhas é obrigado a promover o recolhimento do material. Ela lembrou que, na última semana, durante ação fiscalizatória promovida pelo MPBA, foi constatado o baixo cumprimento da obrigação de instalação de pontos de coleta de pilhas e baterias usadas na capital. Além disso, foi observado que os estabelecimentos não estão disseminando a informação relativa à instalação dos pontos de coleta entre os seus funcionários.
Aina durante a reunião de hoje, foi deliberado que a Sedur promoverá nova rodada de fiscalização nos estabelecimentos para verificar o cumprimento da realização da logística reversa de pilhas e baterias. As farmácias e supermercados que não estiverem cumprindo deverão ser autuados, informou a promotora de Justiça. Ela ressaltou que a instalação dos pontos de coleta é uma ação simples, fácil, sem custo financeiro para o estabelecimento comercial e que gera relevante impacto positivo para o meio ambiente.
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação