Durante pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (26), o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) celebrou a escolha do médico roraimense Samir Xaud, de 41 anos, como novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O parlamentar afirmou que a chegada de um representante da Região Norte simboliza uma ruptura no histórico de centralização do comando da entidade. Rodrigues destacou a trajetória de Xaud como gestor da Federação Roraimense de Futebol e argumentou que o novo dirigente está preparado para liderar uma nova fase no futebol brasileiro.
— Isso é simbólico porque rompe com um ciclo de centralização e abre espaço para uma gestão mais inclusiva, mais democrática e mais próxima da realidade de todas as federações estaduais. Sami Xaud representa uma renovação não apenas de rosto, mas de ideias, de propósitos e de compromisso com um futebol mais justo, mais transparente e verdadeiramente nacional. Um cidadão que, com coragem e competência, deixou sua marca no futebol de Roraima, e agora tem a oportunidade de transformar a realidade do futebol em todo o território nacional — declarou.
O senador ressaltou que o futebol brasileiro precisa de unidade e que a escolha de Xaud, apoiada por 26 das 27 federações estaduais, reflete o interesse da maioria. Ele defendeu que o Congresso Nacional acompanhe a atuação do novo presidente, nesta nova fase da entidade, para assegurar uma gestão mais ética e conectada com os interesses do futebol nacional.
— O futebol é mais do que um esporte em nosso país, é identidade, é cultura, é paixão. Que ele [Xaud] tenha sabedoria para conduzir esse gigantesco desafio e que nós, representantes do povo, sigamos atentos, vigilantes e, acima de tudo, colaborativos, para que o futebol brasileiro retome seu protagonismo dentro e fora do campo — disse Rodrigues.
Senado Federal CSP vai debater reajuste automático do Fundo Constitucional do DF
Senado Federal CSP aprova projeto de estímulo ao videomonitoramento
Senado Federal Projeto que amplia prerrogativas de policiais na defesa de idosos vai à CCJ
Senado Federal Comissão aprova medidas para ampliar segurança de professores nas escolas
Senado Federal Vai à Câmara projeto de curso de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência
Senado Federal CPI das Bets aprova condução coercitiva do influenciador Jon Vlogs após ausência Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas