Acidentes de moto infelizmente tornaram-se comuns a ponto de quase deixarem de ser notícia. No entanto, o caso de Henrique ganhou atenção da nossa editoria por um motivo especial: ele publicou um vídeo tecendo significativos elogios ao Hospital Regional Dantas Bião.
“Eu estava numa moto como passageiro quando o condutor, ao fazer uma curva, foi atingido por outra motocicleta que vinha na contramão e em alta velocidade. Tive uma fratura exposta na tíbia. A ambulância chegou em cerca de 10 minutos e me encaminhou ao Hospital Dantas Bião.
Fiz a primeira cirurgia no mesmo dia, em caráter emergencial, para reposicionar o osso com fixadores externos, procedimento realizado pelo Dr. Leandro. Após cinco dias em repouso com os fixadores, passei pela cirurgia definitiva para colocação de uma haste de titânio, conduzida pelo Dr. Adalto. Fui muito bem tratado no hospital. Os técnicos, enfermeiros e médicos foram extremamente solícitos, inclusive no centro cirúrgico. Fiz amizades, recebi apoio, carinho e acompanhamento psicológico diário. Fiquei internado por oito dias e sigo agora com o tratamento fisioterapêutico em casa”, relatou Henrique. O Relato do paciente reforça a importância de ações como o programa estadual “Condução Decente”, voltado à segurança no trânsito e à redução de acidentes com motociclistas.
O depoimento de Henrique é socialmente relevante por se contrapor a narrativas tendenciosas, muitas vezes completamente inverídicas, que colocam em dúvida o trabalho sério da direção e dos profissionais do hospital. Em tempos de ataques sistemáticos ao Partido dos Trabalhadores, há quem propague fake news que só servem para gerar medo na população, afastando-a dos serviços oferecidos pelo HRDB a 33 municípios da região.
Henrique, com sua atitude cidadã, foi além dos elogios ao hospital: em outro vídeo, também disponível, ele faz uma análise lúcida sobre o SUS, criticando aqueles que menosprezam o sistema sem compreender sua importância e abrangência.
Esta nota trata de muitos temas: segurança no trânsito e os riscos da imprudência sobre duas rodas; a qualidade do atendimento na rede pública de saúde; o reconhecimento e respeito aos profissionais que se dedicam diariamente à população (como no caso do HRDB); e, sobretudo, o papel grandioso desempenhado pelo SUS.Henrique não mencionou diretamente, mas cabe reforçar aqui a importância da classe trabalhadora reconhecer o diferencial das ações do partido que historicamente a representa.
Nadia Freire
Editora SCR
DRT 5229/Ba
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas