Nesta segunda-feira (26), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença que representa a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. Estima-se que o glaucoma já afeta cerca de dois milhões de brasileiros e 78 milhões de pessoas no mundo.
Na semana que antecedeu a data, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) entrou na campanha do Maio Verde e realizou o rastreio do glaucoma. A iniciativa disponibilizou vagas para avaliação oftalmológica destinadas a pacientes que fazem tratamento na unidade e seus acompanhantes. Foram oferecidas cerca de 200 vagas extras entre os dias 19 e 23 de maio.
Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (ABG) criou a campanha Maio Verde, período em que profissionais da saúde intensificam ações de conscientização e estabelecimentos de saúde ampliam o acesso a serviços de rastreio e diagnóstico.
Segundo a oftalmologista Aline Uzel, embora o glaucoma não tenha cura, a doença pode ser controlada com tratamento adequado, desde que identificada precocemente. “O diagnóstico precoce e o acompanhamento regular com o oftalmologista são essenciais para evitar a progressão da perda de visão”, destacou a médica, que coordena o ambulatório de oftalmologia do HGRS.
A especialista ainda alertou para os fatores de risco mais comuns da doença: idade acima de 40 anos, histórico familiar, pressão intraocular elevada, descendência africana ou asiática e o uso prolongado de corticoides, seja em forma de colírios, injetáveis ou comprimidos.
Foto: Ascom/HGRS
Fonte: Ascom/HGRS
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação