O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) celebrou nesta quarta-feira (14) o avanço das obras do Linhão de Tucuruí, ligando Manaus a Boa Vista, e afirmou que o empreendimento será um "vetor de desenvolvimento" para Roraima. O estado é o único do Brasil que permanece isolado do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Em discurso no Plenário, o senador informou que cerca de 90% das obras já estão prontas e o trabalho deve ser concluído em dezembro, segundo o Ministério de Minas e Energia. A partir daí, será possível a geração de energia "limpa e barata", o que deverá atrair novos investimentos para o estado. Atualmente, Roraima depende da queima de óleo diesel para geração de energia.
— Por décadas, fomos um estado com enorme potencial, mas com um gargalo estrutural severo: a insegurança no fornecimento de energia. Isso afastou indústrias e desestimulou o empreendedorismo local. Com a interligação do Sistema Nacional, Roraima poderá atrair indústrias, centros de distribuição, frigoríficos, empresas de tecnologia e agronegócio de médio e grande porte — afirmou.
O senador creditou ao ex-presidente Jair Bolsonaro o impulsionamento da obra, a partir de 2019. Também destacou o projeto de lei complementar, que ele mesmo apresentou, para facilitar a passagem de linhas de transmissão por terras indígenas ( PLC 275/2019 ). O texto ainda espera decisão da Câmara dos Deputados.
Rodrigues classificou o atual modelo energético do estado como "insustentável e ultrapassado". Roraima gasta anualmente mais de R$ 1 bilhão com óleo diesel para eletricidade, o que, além de ter um alto impacto financeiro, é ambientalmente danoso. Ele calcula que, com a conclusão do linhão, o estado deixará de emitir mais de 1,5 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera.
Com 725 quilômetros de extensão, o Linhão de Tucuruí também vai permitir maior estabilidade na geração elétrica. O senador afirmou que essa garantia irá melhorar a conectividade digital. Segundo ele, será instalada uma nova linha de fibra óptica ao longo do linhão, multiplicando a velocidade da internet no estado.
— Isso criará um ambiente mais fértil para inovação,startups, comércio, educação de qualidade e melhoria de serviços públicos essenciais — resumiu.
Senado Federal CSP vai debater reajuste automático do Fundo Constitucional do DF
Senado Federal CSP aprova projeto de estímulo ao videomonitoramento
Senado Federal Projeto que amplia prerrogativas de policiais na defesa de idosos vai à CCJ
Senado Federal Comissão aprova medidas para ampliar segurança de professores nas escolas
Senado Federal Vai à Câmara projeto de curso de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência
Senado Federal CPI das Bets aprova condução coercitiva do influenciador Jon Vlogs após ausência Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação