O senador Humberto Costa (PT-PE) prestou, nesta quarta-feira (14), uma homenagem no Plenário ao ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano — o Pepe Mujica — falecido na terça-feira (13), aos 89 anos. Em pronunciamento no Plenário do Senado, Humberto destacou a trajetória de Mujica como exemplo de coerência, simplicidade e compromisso com a justiça social.
— Mujica jamais perdeu o vínculo com a terra, com o povo, com a vida real. Falava com doçura e firmeza, com um lirismo áspero que brotava não dos livros, mas das cicatrizes. Ele era um estadista poeta, um filósofo camponês, um revolucionário com os pés na lama e os olhos no horizonte — afirmou o senador, para quem a vida de Mujica representou um elo entre a resistência do passado e a esperança do futuro.
Humberto Costa ressaltou o legado do governo Mujica (2010–2015), marcado por avanços nos direitos civis e políticas públicas progressistas. Entre as iniciativas citadas estão a legalização da cannabis, o reconhecimento da união civil entre pessoas do mesmo sexo, a legalização do aborto — mesmo sendo pessoalmente contrário —, além do aumento do investimento social e do salário mínimo. O senador enfatizou que Mujica governava com base na equidade e no diálogo, sem abandonar os princípios que o guiaram desde a juventude, quando integrou o movimento guerrilheiro Tupamaros e passou 14 anos preso sob a ditadura militar uruguaia.
A amizade entre Mujica e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi lembrada por Humberto Costa como exemplo de lealdade e identidade de propósitos. Para o senador, o ex-presidente uruguaio segue como uma das maiores referências da esquerda mundial, não apenas pelo que fez, mas por sua maneira de viver.
— Seu Fusca agora repousa, sua horta floresce como símbolo, sua voz ecoa nas assembleias dos povos — declarou.
Senado Federal CSP vai debater reajuste automático do Fundo Constitucional do DF
Senado Federal CSP aprova projeto de estímulo ao videomonitoramento
Senado Federal Projeto que amplia prerrogativas de policiais na defesa de idosos vai à CCJ
Senado Federal Comissão aprova medidas para ampliar segurança de professores nas escolas
Senado Federal Vai à Câmara projeto de curso de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência
Senado Federal CPI das Bets aprova condução coercitiva do influenciador Jon Vlogs após ausência Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação