O senador Alan Rick (União-AC) qualificou o desfalque de bilhões dos aposentados de “escândalo que envergonha a nação brasileira”. Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (7), ele protestou contra os desvios de recursos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e cobrou do Congresso Nacional uma resposta firme e responsável.
O parlamentar destacou que as investigações conduzidas pela Polícia Federal e órgãos de controle já apontam para um prejuízo inicial de R$ 6 bilhões aos aposentados, podendo chegar a R$ 90 bilhões se considerados também os desmandos nos empréstimos consignados.
— Precisamos investigar, dar uma resposta à sociedade brasileira, fazer com que os larápios que se aproveitaram da fragilidade dos nossos aposentados sejam punidos e os cofres públicos — nas pessoas desses cidadãos, eles que foram roubados — sejam restituídos. São homens e mulheres que trabalharam a vida inteira e que agora, nesta etapa da vida quando precisam ser protegidos, são vilipendiados — afirmou, acrescentando que já assinou o requerimento para criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os casos de fraudes e garantir punição exemplar.
Alan Rick ressaltou que o problema ultrapassa as diferenças partidárias e exige união dos parlamentares em defesa dos mais vulneráveis. Ele lembrou que, por conta da investigação da Polícia Federal em conjunto com a CGU, houve 211 mandados de busca e apreensão em 13 estados e no Distrito Federal, seis mandados de prisão, com três detenções inicialmente.
O escândalo já teve como consequências a exoneração de Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, e o afastamento de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS.
O senador pediu que todos os bens adquiridos com o dinheiro desviado sejam bloqueados e usados para ressarcir os aposentados.
— Bens que foram adquiridos fruto dessa roubalheira desenfreada dos nossos aposentados — lamentou.
Senado Federal CSP vai debater reajuste automático do Fundo Constitucional do DF
Senado Federal CSP aprova projeto de estímulo ao videomonitoramento
Senado Federal Projeto que amplia prerrogativas de policiais na defesa de idosos vai à CCJ
Senado Federal Comissão aprova medidas para ampliar segurança de professores nas escolas
Senado Federal Vai à Câmara projeto de curso de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência
Senado Federal CPI das Bets aprova condução coercitiva do influenciador Jon Vlogs após ausência Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação