A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta terça-feira (22) a indicação do diplomata Sérgio Rodrigues dos Santos para o cargo de embaixador do Brasil na Rússia e, cumulativamente, no Uzbequistão. A mensagem ( MSF 2/2025 ) contou com relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), lido pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). A indicação agora será analisada pelo Plenário.
Sérgio Rodrigues dos Santos destacou a importância da Rússia no cenário internacional e reforçou a necessidade das boas relações com o país.
— É impossível entender o sistema internacional sem levar em conta o papel desempenhado pela Rússia. Atualmente, há uma reconfiguração da ordem mundial para um cenário de crescente multipolaridade, tendo a Rússia como um dos seus centros de poder. As relações bilaterais foram estabelecidas em 1828. A Rússia é uma parceira de grande relevância para o Brasil, aliada no Brics e G20, de importância estratégica para o Brasil nos campos econômico, comercial e tecnológico — resumiu.
Ao ler o relatório com a indicação do diplomata, Veneziano lembrou que as relações bilaterais com a Rússia se estabeleceram há quase 200 anos, em 1828, e elogiou o indicado.
— Aqui ficou demonstrado que tem a capacidade de poder estabelecer, institucionalmente, condições para facilitar os nossos acessos [e] àqueles que conduzem as estratégias políticas e econômicas do nosso Executivo [...] — observou.
Formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná, Sérgio Rodrigues dos Santos iniciou a carreira na chancelaria em 1995, como terceiro-secretário. Por merecimento, alcançou a condição de ministro de primeira classe em 2022.
Entre as funções desempenhadas como chanceler, atuou como segundo e primeiro-secretário na embaixada do Brasil em Tóquio; bem como ministro-conselheiro da missão permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York; na embaixada do Brasil em Tel Aviv e na delegação permanente do Brasil em Genebra.

Senado Federal CSP vai debater reajuste automático do Fundo Constitucional do DF
Senado Federal CSP aprova projeto de estímulo ao videomonitoramento
Senado Federal Projeto que amplia prerrogativas de policiais na defesa de idosos vai à CCJ
Senado Federal Comissão aprova medidas para ampliar segurança de professores nas escolas
Senado Federal Vai à Câmara projeto de curso de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência
Senado Federal CPI das Bets aprova condução coercitiva do influenciador Jon Vlogs após ausência Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação