Sexta, 29 de Agosto de 2025
Bahia Justiça

Bahia - Justiça acolhe pedido do MP de bloqueio de taxa de inscrição em concurso em Juazeiro para garantir possível devolução 

O Ministério Público atua como interveniente em ação popular que levou à suspensão da aplicação das provas, diante de indícios de irregularidades no contrato firmado para a realização do concurso, especialmente no que diz respeito à ausência de licitação. O MPBA ressalta, no entanto, que a empresa responsável tem colaborado com o processo e mantido diálogo institucional com os órgãos competentes

26/03/2025 09h39 Atualizada há 5 meses
Por: Redação Fonte: Ascom/ MP
Ascom MP
Ascom MP

A Justiça determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 1,4 milhão referente às taxas de inscrição do concurso público realizado em Juazeiro, atendendo a um pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). A medida visa garantir, de forma preventiva, a possibilidade de devolução dos valores pagos pelos candidatos, caso a anulação do certame seja confirmada ao final do processo judicial.

O montante bloqueado já havia sido transferido ao Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), empresa responsável pela organização do concurso. Além disso, a decisão judicial também suspendeu o repasse de qualquer valor restante do Município à entidade enquanto o processo estiver em andamento.

O Ministério Público atua como interveniente em ação popular que levou à suspensão da aplicação das provas, diante de indícios de irregularidades no contrato firmado para a realização do concurso, especialmente no que diz respeito à ausência de licitação. O MPBA ressalta, no entanto, que a empresa responsável tem colaborado com o processo e mantido diálogo institucional com os órgãos competentes.

A decisão protege os mais de 15 mil candidatos que efetuaram o pagamento da taxa de inscrição e resguarda o patrimônio público. “Trata-se de uma medida de cautela, que protege os inscritos e evita prejuízos em caso de eventual anulação do concurso”, destacou a Promotora de Justiça responsável pelo caso.

O processo segue em tramitação na 1ª Vara da Fazenda Pública de Juazeiro, e o Ministério Público continuará acompanhando o caso de forma ativa, reafirmando seu compromisso com a legalidade, a moralidade administrativa e o interesse público.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Aramari - BA

Aramari - Bahia

Sobre o município
Aramari foi elevado à categoria de município, pela Lei Estadual nº 1.473/1961, desmembrando-o do município de Alagoinhas e instalado em 7 de abril de 1963 Área: 352,5 km² Área total: 329,647 km² CEP: 48130-000 Fundação: 6 de setembro de 1961 (63 anos) IDH (PNUD/2010): 0,588 — baixo PIB (IBGE/2021): R$ 103 771,26 mil População total (2024): 10 122 hab
Alagoinhas, BA
Atualizado às 21h01
18°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 26°

18° Sensação
1.41 km/h Vento
92% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/08)

Mín. 17° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (31/08)

Mín. 17° Máx. 30°

Tempo limpo