O Ministério Público do Estado da Bahia promoveu na tarde desta quarta-feira, 29, uma reunião para intermediar tratativas que permitam a realização de uma pesquisa arqueológica na área que pode abrigar um cemitério de escravizados em Salvador. O encontro, que foi presidido pelo promotor de Justiça Alan Cedraz, coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do MPBA (Nudephac), e pelas promotoras de Justiça Cristina Seixas Graça, Luiza Amoedo e Lívia Sant’Anna Vaz, contou com a participação de integrantes da Santa Casa de Misericórdia, do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e da pesquisadora Silvana Olivieri, doutoranda em Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. “O MPBA reuniu todos os órgãos que têm interesse na questão do patrimônio cultural material e imaterial para discutirmos uma minuta de um termo de cooperação, que será analisado pela Santa Casa de Misericórdia, que permitirá a realização da pesquisa arqueológica no local”, destacou a promotora de Justiça Cristina Seixas.


De acordo com as pesquisas de Silvana Olivieri, o cemitério, criado no século 18, funcionou por aproximadamente 150 anos, e era administrado inicialmente pela Câmara Municipal e depois pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia. O local teria sido utilizado para sepultamento sobretudo de escravizados, mas também de pobres, indigentes, suicidas e encarcerados. O cemitério foi fechado em 1844, e sumiu na paisagem urbana de Salvador. “Esse achado tem o potencial de abalar as bases coloniais e racistas dessa cidade. Porque a gente sabe que essas práticas coloniais apagam memórias e vestígios de violências e assim se perpetuam. O cemitério trata desse direito à memória, direito à verdade e ao luto. Então eu acho que o impacto vai ser enorme porque se trata de um apagamento proposital”, destacou a pesquisadora Silvana Olivieri.
Crédito das fotos: Sérgio Figueiredo
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação