A forte chuva que vem causando transtornos em estados do Nordeste brasileiro deve começar a diminuir nesta quinta-feira (16), de acordo com informações do g1. Enquanto isso, a previsão meteorológica aponta para o avanço de temporais no Sudeste e no Centro-Oeste, com aumento significativo do volume de chuva em São Paulo e Minas Gerais.
Os meteorologistas destacam que, apesar da redução da chuva em áreas nordestinas, como o oeste da Bahia, o Ceará, o Piauí e o Maranhão, as pancadas ainda devem ser intensas. "Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal também têm registrado chuva bastante forte e devem seguir dessa forma nos próximos dias", afirmou Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
No Sudeste, o cenário é típico do verão: dias quentes que terminam em tempestades no final da tarde e início da noite. "Nesses locais, o clima vai ser típico de verão. Faz calor, esquenta e as pancadas de chuva acontecem entre a tarde e a noite", explicou Luengo.
Enquanto isso, a Região Sul enfrenta uma onda de calor extremo, mas com possibilidade de chuvas isoladas que, embora esparsas, podem ser fortes. Já no Nordeste, a expectativa é de que o volume de precipitações continue diminuindo, levando a preocupação meteorológica a se concentrar no Centro-Sul do país.
Especialistas orientam atenção redobrada para áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos, especialmente nas regiões que registraram chuvas volumosas nos últimos dias.
A mudança no padrão climático exige precaução, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, que devem lidar com o aumento dos temporais nos próximos dias, enquanto o Nordeste se prepara para um período de alívio.
Bahia Temporada das jubarte e aparição de pinguins reforçam cuidados ambientais na Bahia
Clima Frio intenso e chuvas marcam a terça-feira em diferentes regiões do país; confira
Lauro de Freitas Obras de requalificação do Parque Ecológico seguem a todo vapor
Lauro de Freitas Servidores passam por capacitação para implantação do SEI Bahia Municípios
Bahia Bahia promove 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente
Bahia Catadores de recicláveis do interior contaram com apoio do Governo do Estado durante o Carnaval Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas