A forte chuva que vem causando transtornos em estados do Nordeste brasileiro deve começar a diminuir nesta quinta-feira (16), de acordo com informações do g1. Enquanto isso, a previsão meteorológica aponta para o avanço de temporais no Sudeste e no Centro-Oeste, com aumento significativo do volume de chuva em São Paulo e Minas Gerais.
Os meteorologistas destacam que, apesar da redução da chuva em áreas nordestinas, como o oeste da Bahia, o Ceará, o Piauí e o Maranhão, as pancadas ainda devem ser intensas. "Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal também têm registrado chuva bastante forte e devem seguir dessa forma nos próximos dias", afirmou Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
No Sudeste, o cenário é típico do verão: dias quentes que terminam em tempestades no final da tarde e início da noite. "Nesses locais, o clima vai ser típico de verão. Faz calor, esquenta e as pancadas de chuva acontecem entre a tarde e a noite", explicou Luengo.
Enquanto isso, a Região Sul enfrenta uma onda de calor extremo, mas com possibilidade de chuvas isoladas que, embora esparsas, podem ser fortes. Já no Nordeste, a expectativa é de que o volume de precipitações continue diminuindo, levando a preocupação meteorológica a se concentrar no Centro-Sul do país.
Especialistas orientam atenção redobrada para áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos, especialmente nas regiões que registraram chuvas volumosas nos últimos dias.
A mudança no padrão climático exige precaução, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, que devem lidar com o aumento dos temporais nos próximos dias, enquanto o Nordeste se prepara para um período de alívio.
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas