Nos últimos anos, os setores de energia e de infraestrutura vêm passando por uma grande transformação, impulsionados principalmente pela busca crescente por sustentabilidade, transparência e inovação tecnológica. Segundo dados divulgados em setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de eletricidade, água, gás e esgoto apresentou um avanço de 4,2%, que impulsionou um crescimento de 1,8% na indústria no segundo trimestre. Além disso, o Governo Federal anunciou investimentos de R$ 1,6 trilhão em infraestrutura urbana até 2033.
Com isso, em 2025, as tendências nesses setores apontam para o avanço de soluções que unem eficiência energética e compromisso ambiental. De acordo com especialistas, o mercado de energia está caminhando para a ampliação do uso de tecnologias como armazenamento energético avançado, digitalização e fontes de energia limpa, como solar e eólica. Esse movimento busca atender tanto à crescente demanda por energia quanto à necessidade de reduzir emissões de carbono.
“Baterias de íons de lítio e baterias recicladas, por exemplo, representam o futuro não apenas para a geração de energia, mas também para o funcionamento de plataformas elevatórias e equipamentos críticos em setores como construção civil e eventos. Essas baterias são capazes de oferecer alta performance e maior durabilidade, ao mesmo tempo em que reduzem significativamente o impacto ambiental”, afirma Arthur Lavieri, CEO da Tecnogera, empresa brasileira que há 18 anos é especializada no fornecimento de soluções de energia temporária e equipamentos para trabalho em altura.
Além disso, o setor deve investir em tecnologias de digitalização, como IoT e monitoramento remoto, para otimizar o uso de equipamentos e antecipar possíveis falhas. “Essas inovações não são apenas tecnológicas, mas estratégicas. Elas possibilitam maior autonomia, eficiência e segurança, o que é fundamental em um cenário global desafiador”, complementa Lavieri.
Já no segmento de infraestrutura e plataformas elevatórias, as inovações tecnológicas se destacam. Equipamentos mais leves e movidos a energia elétrica estão substituindo os modelos tradicionais a diesel, com significativa redução nas emissões de carbono. A implementação de baterias de íons de lítio em plataformas é um dos marcos desse movimento, garantindo maior autonomia e desempenho. "O mercado está abraçando soluções limpas e inteligentes, que aliam tecnologia de ponta e respeito ao meio ambiente. Este é o caminho para a evolução do setor", finaliza Lavieri.
Além das mudanças tecnológicas, a regulamentação ambiental e os compromissos globais com a neutralidade de carbono impulsionam empresas a adotarem práticas mais sustentáveis. A combinação entre inovação e responsabilidade ambiental será essencial para o sucesso no mercado em 2025.
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 33°
Tempo nublado