Em pronunciamento no Plenário na quarta-feira (4), o senador Magno Malta (PL-ES) relatou sua visita à Ucrânia numa comitiva de parlamentares brasileiros, no fim de semana, e destacou a relevância do Brasil para o povo ucraniano em meio à guerra com a Rússia. Malta lembrou o encontro que senadores brasileiros tiveram com o presidente Volodymyr Zelensky, enfatizando o reconhecimento do líder ucraniano ao apoio brasileiro. O parlamentar defendeu a possibilidade de uma visita de Zelensky ao Brasil.
— Nós temos, inclusive, um requerimento meu, aprovado desde o ano passado, que está pendente de aprovação na Comissão de Relações Exteriores (CRE) para que a gente possa receber o presidente Zelensky aqui no Senado. Ele se dispôs a vir ao Senado. Então, por que é que o Brasil está com dois pesos e duas medidas nessa história? Por que é que o Brasil estende tapete vermelho, recebe a delegação da Rússia e não recebe a da Ucrânia? O requerimento está na comissão e não foi votado ainda. Basta colocar em pauta — disse.
Malta também lamentou o sofrimento vivido pelos ucranianos e enfatizou a importância de apoio internacional ao país. O senador criticou supostas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre guerra, durante encontro do G20, que, segundo ele, simplificaram a gravidade do conflito e desvalorizaram a luta do povo ucraniano.
— O desrespeito à Ucrânia e aos cidadãos ucranianos, dizendo que a guerra se resolve tomando uma cerveja e uma pinga na porta de um bar, e está tudo certo. A segunda pérola é que o Zelensky pode resolver a guerra, é só entregar o território e tudo se resolve. Alguém que fala isso tem complexo de MST, de invasão de terra, sem respeitar a propriedade privada — destacou.
Senado Federal CSP vai debater reajuste automático do Fundo Constitucional do DF
Senado Federal CSP aprova projeto de estímulo ao videomonitoramento
Senado Federal Projeto que amplia prerrogativas de policiais na defesa de idosos vai à CCJ
Senado Federal Comissão aprova medidas para ampliar segurança de professores nas escolas
Senado Federal Vai à Câmara projeto de curso de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência
Senado Federal CPI das Bets aprova condução coercitiva do influenciador Jon Vlogs após ausência Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação