Sábado, 30 de Agosto de 2025
Bahia Educação

Bahia participa de seminário internacional sobre gestão educacional em Barcelona

Evento reúne líderes da educação dos 27 estados brasileiros e discute estratégias para aprimorar políticas públicas voltadas à equidade e à qualidade da aprendizagem

02/05/2025 10h30
Por: Redação
Foto: Nikolai
Foto: Nikolai

A cidade de Barcelona, na Espanha, está sediando até esta sexta-feira (2) o II Seminário Internacional de Gestão para a Aprendizagem, reunindo secretários de Educação de todo o Brasil para discutir temas como formação de gestores escolares, educação profissional, empreendedorismo e inovação. O evento é promovido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-DGPE), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

“Participar do II Seminário Internacional de Gestão para a Aprendizagem representa uma oportunidade valiosa de diálogo e construção coletiva de estratégias que fortaleçam a educação pública no Brasil. Os debates, aqui realizados, contribuem diretamente para a formulação de políticas mais eficazes e inovadoras, alinhadas às reais necessidades das redes estaduais. Nosso compromisso é garantir que cada estudante tenha acesso a uma educação de qualidade, com equidade e foco na aprendizagem”, destacou a secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, que está representando o Estado no evento.

Para a superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Helaine Souza, que está acompanhando a secretária no seminário, o resultado dos debates será muito importante na condução de políticas públicas.  “O seminário de Gestão para a Aprendizagem reúne secretários de Educação do Brasil inteiro para pensar como a gestão da política pública pode ser articulada, de modo a favorecer a aprendizagem de cada estudante das redes públicas de ensino. Este é um importante momento para que a gente conheça práticas, mas também reflita sobre o futuro da Educação no Brasil e pense em possibilidades concretas de a gente efetivar o direito à aprendizagem de cada estudante”, afirmou.

Até sexta (2), o seminário reunirá lideranças da política educacional brasileira, com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e dos 27 estados brasileiros. O objetivo é fortalecer ambientes de colaboração e contribuir para a estruturação de processos de gestão e inovação na aprendizagem no Brasil, promovendo trocas de experiências, conhecimentos e práticas inovadoras para a melhoria da qualidade de sistemas educacionais. 

Ao longo do encontro, que começou na segunda (28), serão realizados cinco painéis com participação de especialistas dos continentes europeu, asiático e americano. Nas atividades estão sendo debatidos outros temas como Desafios da Educação no Contexto Internacional, Formulação, Avaliação para Melhoria da Aprendizagem e Implementação de Políticas Educacionais para a Melhoria da Qualidade e da Equidade, além de novas dimensões do processo de ensino e aprendizagem e currículos alinhados às mudanças no mercado de trabalho.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.